ESMPU define cronograma do media training

Começa no dia 13 de maio, em Brasília, o treinamento para membros dos quatro ramos do MPU lidarem melhor com a imprensa . As primeiras três turmas são voltadas para membros do MPDFT, MPT e MPF lotados em Brasília. Confira o cronograma completo.
publicado: 23/04/2008 21h55 última modificação: 31/03/2017 17h27

Com o objetivo de preparar membros dos quatro ramos do MPU para lidar com a imprensa, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realiza este ano o Media Training. Na primeira fase, serão oferecidas 576 vagas, com a seguinte distribuição: 309 para o MPF, 195 para o MPT, 60 para o MFDFT e 12 para o MPM. As turmas acontecerão em 17 capitais, conforme cronograma abaixo. Os editais de seleção dos participantes serão divulgados cerca de 20 dias antes de cada turma.

O treinamento vai abordar temas como a imagem dos ramos do MPU, a importância do fortalecimento da imagem da instituição e o papel dos membros nesse trabalho e a gestão de crise de imagem. Outro objetivo é discutir o perfil da mídia brasileira, as rotinas e o cotidiano dos jornalistas, os critérios usados pela mídia para noticiar os acontecimentos e as formas para construir mensagens capazes de atrair a atenção dos veículos de comunicação.

Com oito horas de duração, o curso tem metodologia que alterna palestras e dinâmicas. O programa inclui exercícios que simulam situações de contato com os diversos veículos de imprensa (rádio, televisão, publicações impressas e internet). Os assessores de comunicação de cada uma das unidades atendidas poderão acompanhar o curso.

Cada turma oferece 12 vagas. Para tornar o treinamento mais produtivo, a maior parte das turmas é exclusiva para apenas um dos ramos do MPU. As turmas mistas (com vagas para mais de um ramo) acontecerão apenas nos casos em que não for possível realizar turmas exclusivas.

Com o objetivo de atender às demandas específicas de cada região e adaptar o treinamento às diversas realidades locais, a ESMPU e a empresa contratada para ministrar o curso trabalharão diretamente com as Assessorias de Comunicação de cada uma das unidades envolvidas. Nos casos de São Paulo e do Rio de Janeiro, há turmas voltadas exclusivamente para os procuradores que atuam fora das capitais. A medida atende a pedido das respectivas assessorias, formulado em simpósio nacional promovido em abril pela Escola para discutir o tema. Haverá também turmas exclusivas para procurdores regionais eleitorais.

O cronograma abaixo compõe a primeira fase do media training. Caso haja disponibilidade orçamentária, novas turmas poderão ser oferecidas ainda este ano. Confira abaixo as informações completas sobre o cronograma, com datas de realização, os ramos e unidades atendidos por cada uma das turmas.

MAIO

13 – Brasília – MPDFT

14 – Brasília – MPT - Membros lotados em Brasília

15 – Brasília – MPF - Membros lotados em Brasília