Notícias

ESMPU e ACNUR realizarão pesquisa sobre impactos econômicos da imigração venezuelana em Roraima

Acordo de cooperação e plano de trabalho foram assinados pelo diretor-geral, João Akira Omoto, e pelo represente do ACNUR no Brasil José Andres Egas Loaiza
publicado: 28/03/2019 17h29 última modificação: 28/03/2019 17h29
Exibir carrossel de imagens O Acordo de Cooperação e o Plano de Trabalho para a realização da sondagem foram assinados pelo diretor-geral da ESMPU e o representante do ACNUR no Brasil

O Acordo de Cooperação e o Plano de Trabalho para a realização da sondagem foram assinados pelo diretor-geral da ESMPU e o representante do ACNUR no Brasil

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) vão realizar nos próximos meses a pesquisa “Impactos Econômicos da Imigração Venezuelana em Roraima”. O trabalho em parceria é fruto da cooperação firmada entre as duas instituições com o propósito de favorecer o desenvolvimento de atividades de interesse comum, voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão.  

O estudo será desenvolvido por instituição de pesquisa a ser contatada pela ESMPU e ACNUR e trará análises quantitativas e qualitativas. Os resultados vão impactar diretamente nas áreas do Ministério Público da União que atuam com as questões relacionadas ao fluxo migratório de venezuelanos para o Brasil. A previsão é que a pesquisa seja concluída em julho de 2019.  

O Acordo de Cooperação e o Plano de Trabalho para a realização da sondagem foram assinados pelo diretor-geral da ESMPU, João Akira Omoto, e o representante do ACNUR no Brasil José Andres Egas Loaiza, nesta quarta-feira (27/03). Por meio desta parceria poderão ser realizados projetos e programas de pesquisas, atividades de ensino e extensão, projetos específicos de interesse mútuo, dentre outras ações. Poderá haver ainda intercâmbio de alunos, professores, conferencistas e pesquisadores.  

Segundo João Akira, o acordo firmado abrirá muitas oportunidades de atuação, com a mesma qualidade e êxito vistos no projeto “Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil”, promovido pela ESMPU e o ACNUR em parceria com outras instituições. “Por meio desta experiência, já conseguimos treinar por volta de 1500 pessoas envolvidas com o assunto em cinco cidades brasileiras: Belém, Manaus, São Paulo, Boa Vista e Porto Alegre. Até o final do ano, realizaremos mais 10 etapas desse projeto, conseguindo assim, quase a metade dos Estados brasileiros”, ressaltou.  

Pelo acordo celebrado, as instituições se comprometem a manter ativo intercâmbio de informação e entendimentos acerca das respectivas atividades que desenvolverem. Além disso, atividades, projetos ou ações que forem realizadas conjuntamente serão formalizadas por meio de plano de trabalho. A pesquisa “Impactos Econômicos da Imigração Venezuelana em Roraima” é a primeira atividade a ser realizada a partir desses termos. 

O acordo de cooperação terá vigência de três anos, podendo ser prorrogado.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300