Notícias

ESMPU e PGT iniciam quinta fase do XIII Curso de Ingresso e Vitaliciamento

Dezesseis procuradores do Trabalho participam desta etapa, que se estenderá até o próximo dia 20 de março
publicado: 09/03/2020 19h27 última modificação: 10/03/2020 12h51
Solenidade de abertura da quinta etapa do curso

Solenidade de abertura da quinta etapa do curso

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e a Procuradoria-Geral do Trabalho iniciaram, nesta segunda-feira (9/3), a quinta fase do XIII Curso de Ingresso e Vitaliciamento (CIV) para procuradores do Trabalho. Participam desta etapa dezesseis novos integrantes da carreira do Ministério Público do Trabalho (MPT).  

Na solenidade de abertura, o procurador-geral do Trabalho, Alberto Balazeiro, ressaltou a importância do aperfeiçoamento dos novos procuradores para a construção de uma atuação fortalecida. “Cada vez que vemos uma turma ingressando, temos a esperança de fazer a nossa instituição crescer e desenvolver uma atuação de destaque. Mesmo com as dificuldades que o atual cenário apresenta, a minha mensagem vai ser sempre de otimismo, especialmente para o fortalecimento das relações institucionais”, frisou.  

Já o diretor-geral da ESMPU, Paulo Gustavo Gonet Branco, que na ocasião também representou o procurador-geral da República, Antônio Augusto Brandão de Aras, destacou a importância desse primeiro contato entre os colegas para o fortalecimento das relações institucionais e de amizade. Ele ainda sinalizou o intuito de facilitar o acesso ao conteúdo dos cursos realizados pela instituição.  

O diretor-geral adjunto da ESMPU, Manoel Jorge e Silva Neto, que é subprocurador-geral do Trabalho, reforçou que as mudanças pelas quais o MPT passou ao longo dos anos aponta para a real necessidade de promoção do aperfeiçoamento da atuação institucional dos procuradores ingressos. “A multifacetada e a complexa atuação do Ministério Público, diante de uma realidade social repleta de conflitos de massa, justificam a organização tão bem elaborada desta atividade que se inicia hoje”.  

A solenidade também contou com a participação da corregedora-auxiliar do MPT, Simone Beatriz Assis de Rezende, e do secretário de Planejamento e Projetos da ESMPU, Carlos Vinícius Alves Ribeiro.  

XIII CIV/MPT - O objetivo da formação é desenvolver competências para o exercício com efetividade da função de membro do Ministério Público do Trabalho, proporcionando aos discentes uma visão abrangente e atualizada dos ramos do Direito mais utilizados pelos membros do MPT.  

Durante o curso, que se estenderá até 20 de março, serão abordados temas como a estrutura do MPT (ingresso e a atuação pós-reforma trabalhista, gestão estratégica, corregedoria e relações institucionais), teoria geral do Direito do Trabalho, análise de documentos de saúde e segurança no trabalho, controle social e relações institucionais, casos práticos, entre outros.  

Acesse a programação desta 5ª fase.   
Confira as fotos do evento.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300