ESMPU implantará sistema para cadastro de docentes

Banco de dados reunirá informações curriculares de membros e servidores do MPU interessados em integrar o corpo docente da Escola. Previsão é de que o sistema entre em operação no início de julho.
publicado: 12/06/2012 15h04 última modificação: 31/03/2017 17h21

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) lançará em breve sistema para cadastramento de membros e servidores dos quatro ramos do MPU interessados em compor o banco de docentes da instituição. Após seis meses de preparação, o sistema entrou em fase final de desenvolvimento e será submetido a uma etapa de testes internos. A previsão é de que entre em operação no início de julho.

Entre as informações constantes do banco de dados estarão a experiência em docência, as disciplinas ministradas, a lista de artigos e obras publicados, as áreas de atuação e, caso o docente possua cadastro no Sistema Currículo Lattes, o link para os dados publicados na plataforma do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além de atender a exigência do Ministério da Educação (MEC) para credenciamento dos cursos de pós-graduação lato sensu em direito ministrados pela ESMPU, o banco de docentes visa facilitar o acesso a informações curriculares de quem já ministrou cursos na Escola e de futuros capacitadores de atividades acadêmicas.

O banco de dados será vinculado ao sistema de inscrições e seleção da ESMPU, responsável pelas informações cadastrais de todos os participantes de atividades acadêmicas realizadas pela instituição. A Escola pretende ainda firmar acordo de cooperação com o CNPq para, no futuro, integrar os dados do currículo Lattes com o sistema, possibilitando a atualização frequente das informações cadastradas pelos docentes.