Notícias

ESMPU inaugura laboratório de inovação com ciclo de debates sobre a temática

Rodas de conversa com especialistas em inovação ocorrerão nos dias 16 e 18 de junho
publicado: 04/06/2020 18h31 última modificação: 04/06/2020 18h42
Ilustração

Ilustração

Acompanhar as transformações do mundo, promover a cultura da inovação, fomentar a atuação em rede, encontrar soluções alternativas e eficientes. Essa é a missão do InovaEscola, o laboratório de aprendizagem e de transformação da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), que será lançado no dia 16 de junho, no início do 1º Ciclo de Debates promovido pela instituição sobre o tema.

Com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da criatividade, para a gestão da mudança e para o aperfeiçoamento das estratégias institucionais entre membros e servidores do Ministério Público da União, o InovaEscola inicia sua jornada com a promoção de dois encontros virtuais, na semana em que a ESMPU completa 20 anos de história. O momento é marcado, ainda, pela crise que o Brasil e o mundo enfrentam com a pandemia do novo coronavírus. O 1º Ciclo de Debates vai contar com duas rodas de conversa, que vão acontecer nos dias 16 e 18 de junho. A primeira discutirá os possíveis impactos da pandemia no futuro do serviço público; e a segunda trará como tema o direito, a tecnologia e a atuação do Ministério Público em tempos de pandemia.

As atividades são gratuitas, dão direito a certificado e serão realizadas por meio de plataforma de videoconferência.   

1ª Roda de Conversa

Com o tema “O futuro não é mais como era antigamente: os possíveis impactos da pandemia no futuro do trabalho no serviço público”, o encontro virtual, no dia 16 de junho, às 14h30, contará com a participação do diretor executivo da WeGov, André Tamura; do secretário adjunto de Governo Digital do Ministério da Economia, Ciro Avelino; e da fundadora do RH Lab, Ludymila Pimenta.

Os especialistas vão trocar experiências e percepções sobre os possíveis cenários futuros no âmbito da esfera pública e quais serão os comportamentos, as atitudes e as habilidades esperadas de um servidor público nesse contexto. A atividade pretende abordar, ainda, casos concretos de inovação e de experimentação que foram implementados nesse momento de transição.

A roda de conversa é aberta a qualquer cidadão, que pode se inscrever até as 12h do dia 16 de junho aqui. Confira o edital e o projeto pedagógico.

2ª Roda de Conversa

Já no dia 18 de junho, às 14h30, acontece o debate sobre “Direito, Tecnologia e atuação do Ministério Público em tempos de pandemia”.

No encontro, a advogada e conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Sandra Krieger e o diretor executivo do ITS Rio, Fabro Steibel, debatem sobre as novas perspectivas na relação entre direito e tecnologia e como essa interseccionalidade contribui para a atuação efetiva do Ministério Público no cenário da crise.

O encontro é direcionado a membros e servidores do Ministério Público, magistrados, advogados e demais profissionais que atuam na área jurídica e de tecnologia da informação. As inscrições podem ser feitas até as 12h do dia 18 de junho aqui. Confira o edital e o projeto pedagógico

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300