ESMPU lança campanha “É Criminoso Discriminar”

A iniciativa tem como objetivo o combate à discriminação em vários setores da sociedade e conta com parceria da Rede Globo de Televisão, que exibirá nos intervalos da programação vídeo educativo sobre o tema.
publicado: 19/11/2007 21h15 última modificação: 31/03/2017 17h22
 A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) lança na próxima quinta-feira, 22 de novembro, a campanha “É Criminoso Discriminar”, desenvolvida em parceria com a Rede Globo de Televisão. O objetivo da campanha é mostrar que condutas discriminatórias são crimes previstos na legislação brasileira e devem ser denunciadas pela população.

O lançamento ocorrerá às 17h, no 1º subsolo da ESMPU, com a presença do procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, do diretor-geral da Escola, o subprocurador-geral da República Rodrigo Janot, da procuradora da República Eugênia Fávero, além do ator Milton Gonçalves, da diretora jurídica das Organizações Globo, Simone Lahorgue, e de representantes de instituições que atuam no combate à discriminação.

Durante duas semanas, será exibido um vídeo de trinta segundos nos intervalos da programação, apresentando em desenhos animados situações em que a discriminação é condenada. O público também terá acesso a informações sobre a campanha, onde denunciar atos discriminatórios, links relacionados e a legislação aplicada ao assunto, por meio da página www.escola.mpu.mp.br.

.

A campanha é baseada no documento “É Criminoso Discriminar”, elaborado em outubro de 2006 durante o I Seminário Latino-americano de Mídia Legal, organizado pela ESMPU em parceria com a ONG Escola de Gente – Comunicação em Inclusão. Entre outras ações, o documento propõe a implementação de uma agenda social que contemple a discriminação como forma grave de violação de direitos humanos.