ESMPU lança curso de lavagem de ativos, financiamento do crime organizado e crimes de fronteira

Curso é voltado para membros do MPF e MPM e está com inscrições abertas até 16 de julho
publicado: 04/07/2018 15h30 última modificação: 04/07/2018 15h30
Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) lançou edital de seleção para as inscrições do curso presencial “Lavagem de ativos, financiamento do crime organizado e crimes de fronteira”. Voltado para membros do MPF e do MPM que atuem na matéria, o treinamento acontece de 17 a 19 de setembro, em Brasília.

São oferecidas 24 vagas para o MPF e 1 vaga para o MPM. Os candidatos podem se inscrever até às 12h do dia 16 de julho, pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço https://escola.mpu.mp.br. A seleção é por sorteio eletrônico e não é permitida a participação de membros que estejam em período de férias ou de licença.

O treinamento busca desenvolver estratégias de enfrentamento dos casos de lavagem de ativos e financiamento do crime organizado nas áreas de fronteiras e conta com 16 horas de programação. O conteúdo prevê os seguintes temas: tipologias e problemas concretos na detecção e imputação de lavagem de capitais; experiências em regiões de fronteira; pesquisas para investigação de lavagem de capitais e levantamento patrimonial associado à investigação de lavagem; detecção de lavagem de dinheiro a partir de relatórios de inteligência financeira; otimização concreta dos RIFs (casos práticos).

O curso será ministrado pelos procuradores da República Raquel Cristina Rezende Silvestre, Rodrigo Leite Prado, Vanessa Cristhina Marconi Zago Ribeiro Scarmagnani, Victor Riccely Lins Santos.

A ESMPU arcará com o pagamento de hospedagem, alimentação, traslado e passagens aéreas somente para os participantes lotados fora de Brasília. O participante deve ter frequência mínima de 85% nas atividades para receber o certificado do treinamento.

Acesse o edital para mais informações.

Roteiro do curso