ESMPU lança edição n. 55 do Boletim Científico

Referente a 2020, volume reúne artigos escritos por membros do MP individualmente e em coautoria com representantes do sistema de justiça, acadêmicos, médicos e pesquisadores
publicado: 30/03/2021 16h23 última modificação: 18/04/2024 14h46

Está disponível para download a edição n. 55 do Boletim Científico da Escola Superior do Ministério Público da União. O volume é referente ao ano de 2020 e apresenta artigos sobre matéria jurídica escritos por membros do Ministério Público individualmente e em coautoria com advogados e outros representantes do sistema de justiça, além de acadêmicos, médicos e pesquisadores.

Fruto do processo seletivo realizado entre novembro de 2020 e janeiro deste ano, a mais recente edição contempla 24 dos 50 textos inscritos. Os demais artigos selecionados serão publicados nos dois volumes previstos para 2021.

Os articulistas do Boletim Científico ESMPU n. 55 abordam temas que têm movimentado o mundo jurídico na atualidade, com destaque para os impactos da pandemia de Covid-19 na saúde mental do trabalhador, no mercado de trabalho e nas eleições municipais; o extremismo político; o trabalho em plataformas digitais; os crimes de opinião; os desastres ambientais; e as fraudes bancárias praticadas pela internet.

Como fonte de pesquisa e de informação dos profissionais do Direito, o periódico também traz nesta edição estudos sobre a participação popular nas políticas públicas; o papel do Ministério Público diante da lei; a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho; a ortotanásia sob a ótica de membros do MP e de médicos; o enfrentamento do crime organizado nas áreas de fronteira; o combate ao trabalho escravo; os fatores de risco nos inquéritos policiais de feminicídios, entre outras análises.

O conteúdo deste e dos outros 54 volumes do Boletim Científico ESMPU pode ser lido e baixado na íntegra ou artigo por artigo, no formato PDF. Acesse as edições anteriores.

Boletim Científico ESMPU – Editado desde 2001, o periódico eletrônico destina-se à publicação de artigos sobre matéria jurídica ou afim voltados para membros do Ministério Público da União e estudiosos do Direito. São ao todo 55 edições que acompanham a história da ESMPU e vêm contribuindo para a produção do conhecimento jurídico das últimas duas décadas.