ESMPU lança Manifesto Inova Ministério Público

Documento é uma proposta de agenda comum de inovação para o MP, construída e aprovada, de forma coletiva, por membros e servidores
publicado: 27/09/2021 19h07 última modificação: 28/09/2021 11h36
Ilustração

O InovaEscola – Laboratório de Transformação da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) – tem buscado consolidar a inovação como viabilizadora de mudanças no MP. Como resultado de mais de um ano de trabalho e de articulação interinstitucional, o laboratório lança o Manifesto Inova Ministério Público. O propósito é disseminar valores voltados para a inovação, construídos e alinhados de forma coletiva, além de apoiar iniciativas para transformar a atuação institucional e oferecer melhores e relevantes serviços públicos no futuro. Acesse: https://manifestoinovaministeriopublico.escola.mpu.mp.br/.

O manifesto apresenta 11 declarações que traduzem um alinhamento entre membros e servidores sobre os valores que orientam a inovação no ecossistema institucional. A “Oficina de Construção Colaborativa – Solução de Problemas com Técnicas de Criatividade”, com integrantes da Rede Nacional de Transformação Digital e outros inovadores do MP, foi o espaço em que se discutiu esse pacto de atores, que se comprometeram a cooperar, colaborar, trocar experiências e desenhar futuros intencionais e propositivos para a inovação no MP.

O manifesto ficará aberto para a adesão comum. A assinatura demonstra a concordância com as 11 declarações e o compromisso de buscar a inovação no MP a partir de seus valores. Para assinar o manifesto, basta preencher um formulário (clique aqui). Sugestões e novas proposições são bem-vindas, podendo ser encaminhadas para o e-mail: inovaescola@escola.mpu.mp.br, com a possibilidade de serem incorporadas ao documento após avaliadas.

Construção – O documento colaborativo é uma resposta aos problemas e barreiras encontrados no 1º Diagnóstico do Ecossistema de Inovação do MP. A pesquisa, inédita e exploratória, realizada entre janeiro e maio de 2021, permitiu compreender quais são as barreiras e incentivos à inovação no âmbito do Ministério Público, quem são os atores envolvidos e quais as intervenções possíveis para viabilizar inovações na instituição.

O processo de reflexão e produção do documento teve significativa representatividade, diversidade e transparência, uma vez que um convênio entre a Escola e o Conselho Nacional do MP (CNMP) permitiu a participação dos MPs estaduais nessa discussão. Dessa forma, o manifesto reflete a visão, sobre o que é necessário para inovar, de uma ampla comunidade de inovadores, com a participação de 52 integrantes do MP brasileiro.

A facilitação da oficina ficou a cargo do profissional Gino Terentim, com vasta experiência em gestão de projetos. Ele foi consultor da Caixa Econômica Federal e do Ministério da Economia, e é Doutorando pela Université de Bordeaux, com MBA em Economia Brasileira e em Gerenciamento de Projetos pela Universidade de São Paulo.

Foram 12 horas síncronas de trabalho, empreendidas em refletir sobre as barreiras de inovação do ecossistema do MP, bem como o espírito necessário para superá-las. No total, foram realizados quatro encontros on-line e duas sessões de mentoria em grupo. Ao InovaEscola coube a produção de texto, alinhamentos e revisões, num total de cinco semanas de trabalho. Outras ações coordenadas pelo laboratório também contribuíram para a elaboração do manifesto: a promoção de cursos, oficinas e rodas de conversa do programa Rotas de Aprendizagem em Inovação; a produção de conteúdos para o podcast Rotas & Futuros; e a criação da Rede Nacional de Transformação Digital do Ministério Público.

InovaEscola – Criado em junho de 2020, o InovaEscola – Laboratório de Transformação da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) – nasceu com o propósito de fomentar o amadurecimento e a consolidação da cultura de inovação no MP por meio da aprendizagem, atualização, experimentação, cooperação e compartilhamento de conteúdos, projetos, experiências e boas práticas.