ESMPU lança obra sobre inovações no direito penal econômico

Organizada pelo procurador regional da República Artur Gueiros, publicação reúne 16 artigos que discutem as contribuições criminológicas, político-criminais e dogmáticas sobre o tema. Evento de lançamento será promovido no dia 14 de junho, na sede da Escola.
publicado: 03/06/2011 15h33 última modificação: 31/03/2017 17h22

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) lança no próximo dia 14 o livro Inovações no direito penal econômico: contribuições criminológicas, político-criminais e dogmáticas. Organizada pelo procurador regional da República Artur Gueiros, a publicação traz textos de 16 colaboradores, participantes do Congresso Inovações no Direito Penal Econômico: contribuições dogmáticas, político-criminais e criminológicas, promovido pela ESMPU em abril de 2010. Entre os autores estão membros do Ministério Público e do Poder Judiciário, cientistas e professores vinculados ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – linha de pesquisa em direito penal.

Dividida em três seções, a obra de 384 páginas apresenta artigos que abrangem as ciências penais criminologia, política-criminal e dogmática. Na primeira parte, os textos discutem o custo social da criminalidade econômica, os modelos adotados para a compreensão da delinquência econômica e as contribuições de Edwin H. Sutherland ao direito penal econômico. A segunda seção do livro inclui análises sobre o direito penal europeu emergente, o papel do direito penal econômico na atualidade, a escolha das sanções adequadas aos delinquentes econômicos e as circunstâncias histórico-sociais do surgimento do garantismo. O exame da dogmática penal dos delitos econômicos encerra a publicação, discutindo a aplicabilidade da teoria do domínio da organização no âmbito da criminalidade empresarial brasileira, os tipos penais econômicos, os critérios de responsabilidade penal de dirigentes nos delitos empresariais, entre outros temas.

O lançamento do livro ocorrerá no dia 14 de junho, às 18h, na sede da ESMPU, localizada no SGAS, Quadra 604, Lote 23 – Asa Sul – Brasília. Os exemplares impressos estão sendo distribuídos aos membros do Ministério Público Federal e às bibliotecas de todas as unidades do MPU. Após o lançamento, a versão eletrônica da obra estará disponível para download, em formato PDF, no portal da Escola na internet.

Inovações no direito penal econômico: contribuições criminológicas, político-criminais e dogmáticas”

Artur de Brito Gueiros Souza

Anabela Miranda Rodrigues