ESMPU lança sistema de impressão e validação de certificados

Usuários contam agora com a praticidade da internet para emitir documentos que comprovam a conclusão de cursos de aperfeiçoamento ou a participação em atividades de extensão. Além da agilidade na emissão do certificado, ferramenta proporcionará à Escola a economia de recursos com impressão e despesas de postagem.
publicado: 06/10/2014 14h22 última modificação: 31/03/2017 17h22

Participantes de cursos de aperfeiçoamento presenciais e a distância, oficinas, simpósios, congressos e seminários realizados pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) contam agora com a praticidade da internet para emitir os certificados de conclusão ou participação.

Desenvolvido pela Divisão de Tecnologia da Informação da ESMPU, o sistema de impressão e validação de certificados promete agilizar a emissão desses documentos aos interessados, além de proporcionar à Escola a economia de recursos com impressão e despesas de postagem.

O sistema está disponível no endereço https://escola.mpu.mp.br, link “Impressão de Certificados”. No ambiente de acesso, é necessário digitar o número do CPF e a senha utilizada para efetuar inscrições. A página do sistema informará todas as atividades de que o usuário participou nos últimos cinco anos e os certificados disponíveis, marcados em cor verde e identificados pelo ícone de uma impressora e pela palavra “Disponível”. Ao clicar nesse ícone, será possível abrir o arquivo para visualização e impressão ou fazer download do certificado em formato PDF.

A ESMPU ressalta que o certificado será publicado no sistema somente após 30 dias a partir do recebimento, pelo Núcleo de Registro Acadêmico, das listas de frequência assinadas pelos participantes. No caso de atividades na modalidade de educação a distância, o prazo de 30 dias será contado do recebimento das listas de aprovados encaminhadas pelos tutores.

Validação – Além da impressão, o sistema permitirá a validação dos certificados. Cada documento emitido apresentará no rodapé um código alfanumérico que poderá ser digitado na opção “Validação de Certificado”, a fim de que seja comprovada a autenticidade das informações prestadas.

Outra opção para verificação da validade é o código Quick Response, ou QR Code, presente em todos os certificados. Por meio de aparelhos celulares com câmera, é possível ler o código e confirmar se o documento é válido.

Caso o certificado não esteja disponível para impressão (ícone marcado em vermelho), o usuário poderá obter informações acerca da emissão do documento pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br ou pelo formulário de Atendimento ao Discente, disponível no site da instituição.

Acesse o Sistema de Impressão e Validação de Certificados.