ESMPU oferece curso de técnica de composição de conflitos

O objetivo do curso é desenvolver habilidades e atitudes que favoreçam a resolução não violenta de conflitos na perspectiva do consenso direto. Inscrição até 15 de janeiro
publicado: 18/12/2017 12h31 última modificação: 18/12/2017 12h35
ilustração

O curso presencial “Técnica de composição de conflito” está com inscrições abertas para membros e servidores do MPU. Promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), a atividade será realizada de 20 a 22 de fevereiro de 2018, em Brasília.

O objetivo do curso é desenvolver habilidades e atitudes que favoreçam a resolução não violenta de conflitos na perspectiva do consenso direto (negociação ganha-ganha) ou indireto (mediação de conflitos). A carga horária do treinamento é de 16 horas.

Os interessados podem se inscrever até as 12h do dia 15 de janeiro de 2018 pelo site https://escola.mpu.mp.br, linkInscrição e Resultados”.  A seleção será por sorteio eletrônico. Estão disponíveis 15 vagas para o MPDFT (8 para membros e 7 para servidores), 4 para o MPF (3 para membros e 1 para servidor), 4 para o MPT (3 para membros e 1 para servidor) e 2 para o MPM (1 para membro e 1 para servidor). Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

O curso aborda, entre outros assuntos, os seguintes tópicos: visão sobre conflitos (compreender e aprofundar a noção sobre conflitos); cultura de paz e não-violência ativa; resolução não-violenta de conflitos; diferença entre negociação e mediação de conflitos; mediação de conflitos (método passo-a-passo axiomas da comunicação humana e CNV, objetividade na descrição e relato de situações conflitivas pelos participantes); mensagens-EU (desenvolvimento de habilidades comunicacionais, limites e possibilidades da mediação de conflitos); problemas com o processo de mediação; atributos inerentes ao papel de mediador; técnica de escuta ativa.

Para receber o certificado é preciso frequência mínima de 85% nas atividades. ESMPU arcará com o pagamento de hospedagem, alimentação (jantar), traslado e passagens aéreas (ida e volta) apenas de participantes lotados fora de Brasília.

Acesse o edital para mais informações sobre o curso.

Roteiro do curso