ESMPU oferece curso sobre uso de tecnologias no desenvolvimento de técnicas de investigação

Curso apresentará aulas expositivas, abordará o “case” da Lava Jato e terá simulação em laboratório digital
publicado: 04/04/2018 15h17 última modificação: 04/04/2018 15h29
Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu inscrições para o curso presencial intitulado “Desenvolvimento de técnicas de investigação por meio da utilização de ferramentas digitais e da tecnologia da informação”. Voltado para membros do MPM, MPT e MPDFT, o treinamento acontece de 05 a 07 de junho, em Brasília.

Conhecer e utilizar as ferramentas tecnológicas e digitais disponíveis para a investigação criminal dos delitos com reflexos patrimoniais é um dos objetivos da atividade. Membros interessados em participar podem se inscrever até às 12h do dia 16 de abril, pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço https://escola.mpu.mp.br.

São oferecidas 22 vagas para o MPM, duas para o MPT e uma para o MPDFT. A seleção é por sorteio eletrônico. Candidatos que estejam em período de férias ou de licença não podem participar do curso.

Com 16 horas-aula, o curso apresentará aulas expositivas, abordará o “case” da Lava Jato e prevê ainda simulação em laboratório digital. O conteúdo programático do curso apresenta os seguintes tópicos: pesquisas em banco de dados: utilização das ferramentas de bancos de dados disponíveis no Ministério Público Militar e outros Ministérios Públicos; panorama de pedidos de quebras de sigilo telefônico, fiscal e bancário; trilhas no combate à corrupção em processos licitatórios; fraudes no processo de licitação (documentos falsos na habilitação; cartéis; licitação dirigida; superfaturamento de preço; grau de exigências no edital; violação de propostas; fracionamento no processo de licitação); questões a serem observadas no pregão eletrônico e boas práticas advindas do “Hackfest” que auxiliam nas investigações do Ministério Público contra as fraudes licitatórias.

As aulas serão ministradas pelos promotores de Justiça Octávio Paulo Neto, Thiago Galindo Placheski e Wilton Queiroz de Lima e pelo auditor federal de Controle Externo do TCU Wesley Vaz Silva.

A ESMPU arcará com o pagamento de hospedagem, alimentação, traslado e passagens aéreas somente para até 25 participantes lotados fora de Brasília. Para receber o certificado, o participante deve ter frequência mínima de 85% nas atividades.

Outras informações sobre o curso disponíveis no edital.

Roteiro do curso