ESMPU participa da X Assembleia Geral da Rede de Capacitação do Ministério Público Ibero-Americano

De 20 a 22 de abril, na capital espanhola, representantes de centros e escolas dos MPs na Ibero-América trocarão experiências e discutirão a formação inicial de seus integrantes. Resultado desse trabalho integrará um manual de boas práticas.
publicado: 20/04/2015 21h43 última modificação: 31/03/2017 17h21

Começou nesta segunda-feira (20) na cidade de Madri, Espanha, a X Assembleia Geral da Rede de Capacitação do Ministério Público Ibero-Americano (Recampi). A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) representa o Brasil nessa comunidade para apoio recíproco entre centros e escolas responsáveis pela capacitação de integrantes dos Ministérios Públicos na Ibero-América.

Até a próxima quarta-feira (22), os membros da Recampi divulgarão algumas experiências bem-sucedidas de capacitação realizadas por suas instituições. Para o diretor-geral adjunto da ESMPU, Maurício Correia de Mello, que representa a Escola na Assembleia, a união das instituições ibero-americanas em uma rede, promovendo a troca de experiências e o apoio mútuo, fortalece não apenas cada uma das escolas, mas o próprio Ministério Público. “Também é importante o auxílio que as escolas dos países em situação econômica menos favorável recebem daqueles cujo cenário econômico é melhor. A ESMPU tem cada vez mais se comprometido com esse apoio. Recebemos uma solicitação da representação de Honduras e imediatamente concordamos em iniciar tratativas para a celebração de acordo de cooperação técnica”, explica Maurício Correia.

Após as apresentações, os representantes trabalharão em grupo para definir as melhores práticas na formação inicial dos membros dos Ministérios Públicos ibero-americanos. Os resultados desse trabalho serão reunidos em um documento denominado Compendio de mejores prácticas en formación inicial del Fiscal Iberoamericano. O objetivo é promover a cultura de cooperação e intensificar a tradição do intercâmbio de conhecimentos e experiências no âmbito da formação jurídica, tendo como bases a aprendizagem mútua e o trabalho em equipe.

De acordo com Maurício Correia de Mello, o manual de boas práticas resume o que tem sido feito com sucesso pelas diversas escolas da rede ibero-americana, com base nas diretrizes fixadas na Carta de Caracas, fruto da última assembleia da Recampi. “A boa notícia é que a nossa Escola está em situação privilegiada quanto ao atendimento dessas diretrizes, o que é reconhecido pelas demais escolas”, ressalta o diretor-geral adjunto da ESMPU.

A programação da X Assembleia Geral da Recampi contará ainda com a elaboração do Plano de Trabalho para o biênio 2015-2016 e visitas à Procuradoria-Geral e ao Ministério da Justiça espanhóis.