Notícias

ESMPU promove ciclo de debates sobre igualdade de gênero no mercado de trabalho

O objetivo é discutir assuntos como discriminação de gênero, o espaço da mulher no mercado de trabalho e a violência contra a mulher. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 2 de março.
publicado: 16/02/2007 14h14 última modificação: 31/03/2017 17h24

A importância e o papel da mulher na sociedade contemporânea, discriminação de gênero e o espaço e as condições da mulher no mercado de trabalho - esses e outros temas serão discutidos no ciclo de debates "Estratégias para igualdade de gênero no mercado de trabalho". Aberta ao público e gratuita, a atividade é promovida da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).


O ciclo de debates comemora o 90° aniversário do Dia Internacional da Mulher e acontece nos dias 6, 7 e 8 de março, sempre a partir das 18h, no auditório da ESMPU (endereço: SGAS, avenida L2 Sul, Quadra 604, lote 23). As inscrições vão de 16 de fevereiro a 2 de março e poderão ser feitas pela Internet (clique aqui para acessar o formulário). No total, são 150 vagas e os participantes receberão certificado.

 

O ciclo de debates terá, como primeira palestrante, Maria Lúcia Montes, doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Autora de diversas publicações, entre livros, artigos e trabalhos acadêmicos, a especialista vai comandar o painel Cultura e Gênero, no dia 6 de março.

 

No segundo dia, o tema é violência contra a mulher, com a presença da professora de criminologia do UniCeub Cristina Zacksesk e do subprocurador-geral do Trabalho Luis Antonio Camargo de Melo. Serão discutidos assuntos como a insegurança feminina, as políticas de prevenção da violência para espaços públicos e privados e a atuação do Ministério Publico do Trabalho no combate ao tráfico de pessoas.

 

O último dia do ciclo de debates terá o painel Mecanismos de Transformação nas Questões de Gênero. Os palestrantes serão Tânia Fontenele-Mourão, professora de Psicologia Social do Trabalho na UnB, e Solange Sanches,  coordenadora da área de gênero e raça do escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil.


Veja aqui a programação completa da atividade.

 

SERVIÇO

Ciclo de Debates Estratégias para igualdade de gênero no mercado de trabalho

Quando: 6, 7 e 8 de março.

Onde: Auditório da ESMPU (SGAS, avenida L2 Sul, Quadra 604, lote 23)

Inscrições: Gratuitas, abertas até o dia 2 de março.

Informações: (61) 3313-8500.

 

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300