ESMPU promove curso de iniciação para novos procuradores

publicado: 15/09/2006 12h00 última modificação: 31/03/2017 17h30

Entre os dias 20 e 26 de setembro, 53 novos procuradores da República participam da quinta edição do Curso de Iniciação, promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União. O curso será o primeiro contato dos novatos com a instituição em que vão trabalhar. O objetivo é mostrar o MPF como um todo, discutir as formas de atuação do órgão e as questões que estão na ordem do dia da instituição. Além disso, a iniciação é o primeiro dos vários módulos do curso para vitaliciamento de membros, que está sendo desenvolvido pela ESMPU.

A programação inclui conferências sobre temas como tutela de direitos indígenas e quilombolas; combate à discriminação, ao trabalho escravo e à tortura; direito à saúde; relações com a imprensa.

Durante o curso, os novos procuradores também vão conhecer melhor a organização administrativa do MPF; como é o trabalho na área eleitoral e as funções da Corregedoria Geral do MPF. Além disso, farão uma visita ao Supremo Tribunal Federal (STF). A abertura acontece na PGR e vai contar com a presença do procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, e do diretor-geral da ESMPU, Rodrigo Janot.

As atividades do curso de iniciação para procurador da República começam às 8h30 e seguem até às 18h, com intervalos para o almoço. No sábado, dia 23 de setembro, a programação é apenas na parte da manhã.