ESMPU realiza terceira oficina do projeto de transversalização da perspectiva de gênero e étnico-racial

Nesta etapa, a Escola irá colher a percepção da sociedade civil para subsidiar a proposição de atividades de extensão para 2019
publicado: 21/09/2018 12h04 última modificação: 21/09/2018 14h19

Nos dias 24 e 25 de setembro, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realizará a oficina “Comunicação, articulação insterinstitucional e diálogo com a sociedade”. O encontro é a terceira atividade do plano de ação para transversalizar a perspectiva de gênero e étnico-racial na ESMPU, proposto pela subprocuradora-geral da República Ela Wiecko e aprovado pela Diretoria Geral. Conheça o plano.

Escolas de governo, organizações da sociedade civil e universidades foram convidadas a contribuir, trazendo suas percepções sobre o papel da ESMPU e sobre como a perspectiva de gênero e étnico-racial pode ser adotada nas atividades acadêmicas da instituição. A Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, a rede de ONGs Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o Conselho Federal de Psicologia e a Faculdade de Educação da UnB estão entre as instituições participantes.

Após o momento de diálogo com a sociedade, a diretoria geral, os secretários de planejamento e logística, a assessoria de comunicação e a ouvidoria da ESMPU trabalharão em conjunto com os coordenadores/as de ensino dos ramos na construção de propostas de atividades de extensão que figurarão no plano de atividades de 2019.

Perspectiva de gênero e étnico-racial

A execução do plano de ação para a transversalização está acontecendo no mesmo momento em que a ESMPU dá início à discussão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2020-2024) e elabora o Planos de Atividades de 2019. A ideia é que a perspectiva de gênero e étnico-racial esteja inserida nas atividades promovidas pela ESMPU desde o momento do planejamento.

A primeira oficina sobre a transversalização foi realizada nos dias 28 e 29 de junho, durante o primeiro encontro para discutir o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2020-2024), quando foi apresentado o plano de ação para incorporar a perspectiva de gênero, raça e etnia na Escola. Nos dias 27 e 28 de agosto aconteceu a segunda oficina intitulada “Diálogos sobre gênero, raça e etnia”, que reuniu todo o público interno. O encontro foi ministrado pelos psicólogos Maria Lúcia da Silva e Márcio Farias, do Instituto Amma Psique e Negritude.

A temática também foi tratada durante o encontro para discutir o Plano de Atividades de 2019, realizado nos dias 30 e 31 de agosto, com a participação dos corregedores e ouvidores dos quatro ramos do MPU; representantes dos procuradores-gerais; representantes das coordenações temáticas dos quatro ramos; e, por parte da Escola, as/os conselheiras/os administrativas/os, as/os coordenadoras/es de ensino, as/os secretárias/os e as/os membras/os da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e da Câmara Editorial.