Notícias

ESMPU recebe propostas de atividades para 2008

Membros dos quatros ramos e servidores do MPU têm até 14 de novembro para enviar os projetos. O envio de propostas será feito pela Internet.
publicado: 15/10/2007 13h34 última modificação: 31/03/2017 17h27

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) já prepara o Plano de Atividades 2008. Membros dos quatros ramos e servidores do MPU podem encaminhar à Escola os projetos de atividades acadêmicas para serem realizados ano que vem. O formulário eletrônico está disponível na Internet, link https://www3.escola.mpu.mp.br/enquetes/login, e fica ativo até o dia 14 de novembro.

Os interessados poderão propor atividades como seminários, simpósios, congressos, projetos de pesquisa, oficina, fórum, cursos de aperfeiçoamento e de especialização. O proponente deve especificar o tipo de atividade a ser feita, informar dados como data prevista, material necessário, bibliografia e ementa da atividade, entre outros.


Este ano, o envio de propostas será feito pela Internet. O objetivo do formulário eletrônico é facilitar a elaboração das propostas e a análise pela equipe técnica da Escola. Além disso, os proponentes não precisarão calcular os custos de realização das atividades – a tarefa será feita automaticamente pelo sistema.


As propostas serão analisadas pela equipe técnica da ESMPU, pelos coordenadores de ensino e submetidas à deliberação do Conselho Administrativo. Todos os critérios de análise estão especificados no Edital 98/07 (veja aqui a íntegra). Os projetos aprovados passam a fazer parte do Plano de Atividades 2008. As informações completas sobre o Plano de Atividades estão disponíveis nos telefones (61) 3313-5124 / 5130 / 5165.


Conheça as modalidades de atividades acadêmicas que podem ser propostas para 2008:

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO - Deve atender aos dispostos na Lei n. 9.628/1998, na Ementa Constitucional n. 45/2004 e na Lei n. 11.415/2006. Esse tipo de curso pretende promover o aprimoramento dos membros e servidores do MPU na área do Direito e áreas afins. O público ideal é de 30 pessoas.


CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO - A carga horária mínima é de 360 horas/aula e as turmas devem ter até 40 participantes.


PROJETO DE PESQUISA - Para aprovação do projeto de pesquisa, a ESMPU segue os parâmetros do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


SEMINÁRIO - É uma reunião de estudo com a finalidade de debater pontos de vista diferentes ou complementares sobre um assunto determinado. Um seminário não deve ultrapassar o público de 25 pessoas.


SIMPÓSIO - Apresenta um tema de grande interesse técnico ou científico. O tema básico é subdividido em subtemas, que são tratados em conferências. Nessa modalidade recomenda-se a participação de até 100 pessoas.


CONGRESSO - Os temas de estudo são discutidos em diferentes tipos de atividades, tais como seminário, painel, conferência, mesa redonda, filme e exposição. No congresso, em geral são convidadas mais de 100 pessoas.


OFICINA - A oficina é voltada para a discussão de idéias sobre determinada questão entre os especialistas da área, a fim de se obter novos posicionamentos. Recomenda-se o máximo de 15 participantes.


FÓRUM - É caracterizado pelo livre debate de idéias e argumentos em grandes audiências. Trata-se de um tipo menos técnico de reunião. O objetivo é conseguir a efetiva participação de um público numeroso, que deve ser motivado. Nessa modalidade não existe limite de participantes.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300