ESMPU transmitirá ao vivo o simpósio “20 Anos de Ministério Público Federal na Justiça de Transição”

Evento, que acontece nesta sexta-feira (22/02), a partir das 10h, abordará a atuação do MPF no enfrentamento aos crimes e violações de direitos praticados durante do regime militar brasileiro e poderá ser acompanhado pela TVMPF
publicado: 21/02/2019 15h04 última modificação: 21/02/2019 15h04

O simpósio “20 Anos de Ministério Público Federal na Justiça de Transição”, que será realizado nesta sexta-feira (22/02), a partir das 10h, na Procuradoria da República em São Paulo, será transmitida ao vivo pela TVMPF.

O encontro pretende reunir representantes do poder público, pesquisadores, organizações da sociedade civil e familiares de mortos e desaparecidos políticos para debater a atuação do MPF na proteção ao direito à memória e à verdade, à justiça, à reparação e às reformas institucionais que marcam a justiça de transição.

Na programação, estão previstas discussões sobre o papel do MPF na justiça de transição, com panorama das atividades ao longo dos últimos 20 anos, e a abordagem de tópicos como a reparação dos direitos dos povos indígenas e os desafios compartilhados de revelação da memória e da verdade, além da conferência “Justiça de transição e os desafios pendentes para a democracia no Brasil”, com a participação do professor de história da Brown University (EUA) e coordenador do projeto Opening the Archives, James N. Green. Na ocasião também será lançado o site da Justiça de Transição do MPF.

Veja a programação completa

O evento é uma realização da ESMPU em parceria com a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), as Câmaras de Coordenação e Revisão Criminal (2CCR) e de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais (6CCR) do MPF e a Procuradoria da República em São Paulo (PR/SP).