Notícias

ESMPU vence prêmio do CNMP 2017 com curso para conselheiros tutelares

Para diretor-geral da ESMPU, a premiação ressalta que, ao capacitar esses conselheiros, estamos contribuindo para melhorar o enfrentamento do trabalho infantil
publicado: 03/08/2017 14h57 última modificação: 03/08/2017 15h00
Exibir carrossel de imagens ESMPU vence prêmio do CNMP 2017. Foto: Ascom MPT

ESMPU vence prêmio do CNMP 2017. Foto: Ascom MPT

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) ficou em o primeiro lugar no Prêmio CNMP 2017, na categoria Comunicação e Relacionamento, com o curso a distância “O Conselho Tutelar no combate ao trabalho infantil”. A cerimônia de premiação ocorreu na noite desta quarta-feira (02/08), durante a abertura do 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público. 

A atividade foi oferecida pela ESMPU, por meio da Coordenação de Ensino do Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com a Associação Cidade Escola Aprendiz. O treinamento tinha como objetivo refletir sobre o papel dos conselheiros tutelares no enfrentamento do trabalho infantil. Foram oferecidas 500 vagas e quase dois mil interessados se inscreveram, uma procura quatro vezes superior à oferta. 

Esta é a primeira vez que a Escola fica em primeiro lugar em uma edição do Prêmio do CNMP. Em 2015, o programa “Espaço Debate” ficou entre os cinco primeiros colocados, na categoria “Comunicação e Relacionamento”. Na primeira edição da premiação, em 2013, a ESMPU foi contemplada com menção honrosa pela campanha Fiscalize Também, pela mesma categoria. 

Em sua fala de agradecimento, o diretor-geral da ESMPU, Carlos Henrique Martins Lima, fez questão de parabenizar os servidores da Escola pelo empenho nessa atividade. As equipes das áreas de educação a distância das Secretarias de Planejamento e Projetos (SEPLAN) e Infraestrutura e Logística Educacional (SEDUC) estiveram diretamente envolvidas no desenvolvimento desta atividade.

Ainda segundo o diretor-geral, o resultado atesta a importância dessa temática para a sociedade civil e mostra o fortalecimento da ESMPU enquanto uma instituição de ensino voltada para a profissionalização de alto nível. “A conquista desse prêmio ressalta que, ao capacitar esses conselheiros, estamos contribuindo para melhorar o enfrentamento do trabalho infantil, dando maior efetividade à proteção integral da criança e do adolescente”, afirmou. 

Ao falar sobre o treinamento, a orientadora pedagógica, a procuradora do Trabalho Elisiane Santos, afirmou que o prêmio é um reconhecimento àqueles que atuam no enfrentamento ao trabalho infantil. “O curso foi um desafio para a própria ESMPU, desde o formato até a quantidade de vagas (500). Ficamos muito felizes com os desdobramentos e a participação dos conselheiros de várias partes do país. A atividade nos proporcionou uma aproximação com a realidade que esses profissionais vivenciam em suas localidades. Foi uma experiência enriquecedora”, comentou. 

Para a coordenadora de ensino do MPT à época de elaboração do curso, a procuradora do Trabalho Renata Coelho, a premiação demonstra que traçar novos caminhos pode ser o melhor e até o necessário meio para que o Ministério Público possa se redefinir e se transformar, acompanhando assim as mudanças da sociedade e as demandas que surgem. “Pensar fora do usual e das rotinas nem sempre é fácil no serviço público. Ideias novas por vezes geram receio, mas abrem janelas, horizontes e inspiram. Esse prêmio foi uma celebração da ousadia, do empenho, da persistência e da união da ESMPU, MPT e sociedade civil organizada”. 

O curso “O Conselho Tutelar no combate ao trabalho infantil” disputava o primeiro lugar com os projetos “Prêmio de Jornalismo” (MP/AC) (3º colocado) e “Campanha Humanização do Parto: nasce o respeito” (MP/PE) (2º colocado). Nesta 5ª edição, 1.077 projetos concorreram ao Prêmio do CNMP, que está dividido em nove categorias: Defesa dos Direitos Fundamentais, Transformação Social, Indução de Políticas Públicas, Redução da Criminalidade, Redução da Corrupção, Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional, Comunicação e Relacionamento, Profissionalização da Gestão e Tecnologia da Informação. Confira os vencedores da premiação.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300