Especialização “Gestão e Qualidade de Vida no Trabalho no MPU” está com inscrições abertas

Curso EaD busca passar a compreensão da qualidade de vida no trabalho com seus aspectos multidisciplinares, inscrições abertas até 26 de setembro
publicado: 13/09/2018 15h24 última modificação: 13/09/2018 15h24
Ilustração

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para interessados no curso de especialização Lato Sensu em “Gestão e Qualidade de Vida no Trabalho no MPU”, na modalidade a distância. O curso, promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), prevê com defesa presencial do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A atividade é dirigida aos membros e servidores do Ministério Público da União (MPU).

O curso tem como objetivo geral a compreensão da temática Qualidade de Vida no Trabalho observando seus aspectos multidisciplinares, sua evolução histórica, suas novas perspectivas e seus benefícios para os trabalhadores, para a organização e para a sociedade.

A atividade está dividida em duas fases, a distância e presencial. A etapa a distância será realizada no período de 29 de outubro de 2018 a 10 de fevereiro de 2020, com previsão de recesso escolar no período de 15 de dezembro de 2018 a 13 de janeiro de 2019. Já a fase presencial, que consistirá na apresentação do projeto de  TCC, será realizada entre os dias 11 e 13 de fevereiro de 2020, na ESMPU.

São oferecidas 31 vagas para o MPF (27 para servidores e 4 para membros), 10 para o MPT (7 para servidores e 3 para membros), 5 vagas para o MPDFT (3 para servidores e 2 para membros), 2 vagas para o MPM (1 para servidor e 1 para membro). As inscrições podem ser realizadas até as 12h, do dia 26 de setembro, pelo endereço https://escola.mpu.mp.br/, link “Inscrições e Resultados”. A seleção será por meio de sorteio eletrônico.

Para participar, o candidato deve ter diploma de curso superior, ocupar cargo efetivo no MPU e ser estável no MPU na data de publicação do edital. O participante também deve ter disponibilidade mínima de seis horas semanais para participação nas atividades a distância, acesso a computadores, à rede de internet banda larga e possuir conhecimentos básicos de internet e correio eletrônico.

Conteúdo e metodologia - Com 496 horas, a especialização oferecerá disciplinas no ambiente virtual de aprendizagem da ESMPU, incluindo Metodologia da Pesquisa Científica que culminará com a defesa presencial do projeto de TCC.

Por meio de videoaulas, textos complementares, fóruns de discussão e blocos de questões, as disciplinas tratam dos seguintes assuntos: o mundo do trabalho e os modelos de gestão; a evolução da qualidade de vida no trabalho; a promoção da qualidade de vida no trabalho na atualidade; a prática da qualidade de vida no trabalho no serviço público federal.

Resultado e confirmação de participação - O resultado da seleção será divulgado a partir das 15h do dia 26 de setembro, na página da Escola. O servidor deverá confirmar participação e firmar Termo de Compromisso até às 18h do dia 3 de outubro. O candidato selecionado deverá enviar a documentação autenticada e efetuar matrícula até 12 de outubro.

Na fase presencial do curso, a ESMPU arcará com o pagamento de hospedagem, alimentação (jantar), traslado e passagens aéreas (ida e volta) apenas para os participantes lotados fora de Brasília. Para receber o certificado é preciso ter aproveitamento ótimo, bom ou regular nas disciplinas e aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso.

Mais informações sobre a especialização, seleção, matrícula  e requisitos de participação estão disponíveis no edital e no projeto pedagógico do curso. Dúvidas podem ser encaminhadas à Divisão de Atendimento ao Corpo Acadêmico pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Projeto pedagógico