Notícias

Ferrovias no Brasil: simpósio debate cenário atual e perspectivas

Voltada para público externo, membros e servidores do MPF, atividade acontece em Porto Alegre nos dias 17 e 18 de setembro. Objetivo é discutir, entre outros temas, preservação do patrimônio, regularidade dos serviços e políticas públicas.
publicado: 19/08/2009 14h56 última modificação: 31/03/2017 17h22

A cidade de Porto Alegre (RS) receberá nos dias 17 e 18 de setembro o Simpósio “Ferrovias no Brasil – Cenário Atual e Perspectivas”, promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). A proposta da atividade é discutir as questões que envolvem o serviço de transporte ferroviário brasileiro e suas implicações no âmbito da preservação do patrimônio histórico e cultural, da regularidade dos serviços concedidos e das ocupações irregulares em áreas urbanas. Estão disponíveis 80 vagas, distribuídas entre membros e servidores do MPF e público externo interessado.

Para debater o assunto, o simpósio reunirá especialistas, membros do Ministério Público e do Judiciário, além de representantes da extinta Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e de outros órgãos do setor. A programação inclui temas como elementos históricos sobre a construção do sistema ferroviário brasileiro, concessão de serviços, políticas públicas, melhoria e preservação da malha.

A carga horária é de dez horas-aula, divididas em quatro períodos. Em três deles haverá palestras e debates voltados a todos os participantes. Na última parte, reservada a membros do MPF, uma mesa redonda discutirá estratégias para garantir a manutenção e a revitalização do transporte ferroviário no Brasil.

O período de inscrições segue até 14 de setembro pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. A frequência total na atividade dará direito a certificado emitido pela ESMPU. Eventuais despesas com transporte, hospedagem e alimentação serão responsabilidade dos inscritos.

Outras informações podem ser obtidas com a Central de Atendimento ao Usuário da Escola, pelos telefones (61) 3313-5165 / 5130 ou pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Confira a distribuição das vagas:

  • 25 para membros do MPF;

  • 15 para servidores do MPF; e

  • 40 para público externo.

Acesse o edital completo e a programação.

Serviço

Simpósio “Ferrovias no Brasil – Cenário Atual e Perspectivas”

Quando: 17 e 18 de setembro

Onde: Procuradoria da República no Rio Grande do Sul – Praça Rui Barbosa, 57, 14º andar – Centro – Porto Alegre (RS)

Vagas: 80

Inscrições: até 14 de setembro

Informações: (61) 3313-5165 ou inscricoes@escola.mpu.mp.br

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300