Notícias

Governança, gestão e inovação é tema de curso oferecido a servidores do MPU

Atividade acontece entre 8 e 10 de outubro, em Brasília, e tem como objetivo desenvolver competências para gerir e pensar a ação governamental de forma estratégica e inovadora
publicado: 28/08/2018 17h30 última modificação: 28/08/2018 17h31
Ilustração

Ilustração

Estão abertas as inscrições para o curso presencial “Governança, gestão e inovação. A atividade é realizada pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e busca capacitar os servidores que trabalham nas áreas de planejamento e gestão para atuarem como agentes transformadores da gestão pública.  

Dentre os nomes que estarão presentes estão o do doutor em Administração Humberto Falcão Martins, que falará sobre governança colaborativa e gestão para resultados, e da doutora em sociologia Magda de Lúcio Lima, que abordará o papel dos gestores como agentes transformadores da gestão Pública. 

A atividade acontece entre 8 e 10 de outubro, em Brasília, e tem como objetivo desenvolver competências para gerir e pensar a ação governamental de forma estratégica e inovadora de modo a aperfeiçoar os serviços prestados à sociedade. As inscrições estão abertas até 4 de setembro, às 12h, pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço  https://escola.mpu.mp.br. A seleção é por sorteio eletrônico. 

Estão disponíveis 30 vagas com diárias e passagens custeadas pela ESMPU, das quais 17 são destinadas para secretários estaduais ou regionais do MPF e 13 para diretores regionais do Ministério Público do Trabalho. As outras 120 vagas abertas, sem custeio, estão distribuídas da seguinte forma: 55 vagas para servidores do MPU lotados em Brasília; 25 vagas para servidores da ESMPU; 7 vagas para servidores do CNMP; 4 vagas para chefes de secretaria do MPDFT; 4 vagas para diretores de departamento do MPM em Brasília; além de 25 vagas para convidados de órgãos parceiros. 

Com 21 horas-aula, ao longo da programação, os participantes terão palestras em blocos temáticos sobre orçamento, governança para resultados e inovação. Os palestrantes, servidores do Ministério do Planejamento, Tribunal de Contas da União e MPU, falarão sobre os seguintes assuntos: resultados e inovações em tempos de crise (o papel dos gestores como agentes transformadores da gestão pública); qualidade do gasto público; governança nas contratações de Tecnologia da Informação; governança nas contratações públicas; governança e gestão para resultados; diagnóstico de governança; inovação no Setor Público (teoria, tendências e casos de sucesso).

No último dia, os participantes ainda poderão comparecer em um dos minicursos: “Design thinking e ferramentas da inovação”; “Gestão de riscos nas aquisições públicas”; “Confecção de estudos técnicos preliminares à luz da IN MPDG nº 05/2017 – passo a passo”. Os candidatos selecionados, ao realizarem a confirmação na participação da atividade, deverão relacionar os temas dos minicursos por ordem de preferência. 

A ESMPU emitirá certificado ao participante que obtiver frequência mínima de 85%. É vedada a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença. 

Edital 
Programação

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300