Notícias

Governança, gestão e inovação são debatidos em seminário realizado pela ESMPU em São Paulo

Segunda edição do seminário contou com a participação de membros e servidores do MPU, integrantes do Sistema de Justiça e do poder Executivo
publicado: 05/06/2019 18h21 última modificação: 06/06/2019 06h50
O coordenador do Comitê de Modernização da ESMPU, Fábio Massahiro Kosaka, representou a diretoria-geral da instituição e ressaltou a pertinência do tema

O coordenador do Comitê de Modernização da ESMPU, Fábio Massahiro Kosaka, representou a diretoria-geral da instituição e ressaltou a pertinência do tema

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoveu nesta terça e quarta-feira (04 e 05 de junho), a segunda edição do Seminário Governança, Gestão e Inovação. O encontro aconteceu no Centro de Apoio da Escola, localizado na Procuradoria da República em São Paulo. 

O coordenador do Comitê de Modernização da ESMPU, Fábio Massahiro Kosaka, representou a diretoria-geral da instituição e ressaltou a pertinência do tema em paralelo às atividades realizadas pelo comitê. “Não dá para negar que o tema deste seminário tem tudo a ver com o que estamos fazendo. Dentro do escopo planejado para o Comitê de Modernização, que vem sendo implementado paulatinamente, é preciso registrar o foco que tem sido dado no mapeamento e redesenho dos processos, no desenvolvimento de soluções tecnológicas, na definição de competências, na sugestão de edição de atos normativos internos e, principalmente, no controle mais apurado e refinado da execução orçamentária e financeira da Escola”. 

Fábio também sinalizou que o tripé objeto do seminário tem como propósito melhorar a difusão do conhecimento promovido pela ESMPU e capacitar todos aqueles que trabalham nas respectivas áreas de planejamento e gestão, transformando-os em atores eficientes da gestão pública. “Independentemente dos cargos que ocupamos, todos nós aqui temos o mesmo propósito: servir a sociedade. Portanto, acredito que uma boa governança, um modelo adequado de gestão e a inovação podem fazer a diferença nas nossas atividades como prestadores de serviços públicos”, reforçou. 

Presente na mesa de abertura, a orientadora pedagógica do seminário, Sônia Márcia Fernandes Amaral, ressaltou a importância das parcerias estabelecidas com o meio acadêmico, com a Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, com o Tribunal de Contas da União (TCU) e com a Controladora Geral da União (CGU), responsáveis pela ajuda na elaboração das pautas presentes na programação do evento, tais como inovação, sustentabilidade e governo digital. 

O procurador-chefe da Procuradoria da República em São Paulo, Thiago Lacerda Nobre, sinalizou a relevância e a promoção dos treinamentos da ESMPU por todo Brasil, uma vez que estas atividades são responsáveis pela integração, capacitação e aprimoramento dos servidores e ressaltou que é papel da instituição manter suas equipes motivadas, além de despertar nelas o sentimento de pertencimento. “É preciso democratizar, cada vez mais, a possibilidade de acesso para quem quer buscar o conhecimento e se qualificar com as atividades que promovemos”, completou. 

O secretário-geral do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Wagner de Castro Araújo, falou dos desafios enfrentados no exercício da gestão dentro da administração pública, destacando as transformações e também a escassez de recursos, o que acaba por afetar o desempenho de pessoas e os resultados de planejamentos que foram definidos. 

Wagner pontuou ainda que a inovação deve ser vista como uma ferramenta de oportunidade e emergência e afirmou que gestão e governança exigem, também, um olhar mais humanizado por partes dos gestores. “Quando esse tripé – governança, gestão e inovação - está em equilíbrio e alinhado a um corpo de servidores treinados e, consequentemente, bem qualificados, os resultados entregues por toda equipe tendem a ser muito mais significativos”, afirmou. 

Notícia relacionada: 

30.04.2019 - Seminário em São Paulo vai debater governança, gestão e inovação

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300