I Mesa Científica para Combate ao Crime Organizado

publicado: 20/11/2006 12h50 última modificação: 31/03/2017 17h18

A Procuradoria Regional da República da 1ª Região sedia a I Mesa Científica para Combate ao Crime Organizado nos próximos dias 23 e 24 de novembro. Cinco grupos formados por procuradores da República de diversos Estados vão discutir diversos temas, como tráfico de pessoas para exploração sexual, lavagem de dinheiro e contrabando.

Outros assuntos a serem debatidos são influência de organizações criminosas nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com conexão entre corrupção e facilitação a contrabando e descaminho; tráfico de seres humanos destinados ao trabalho escravo; lavagem de dinheiro; extração ilegal e o contrabando de madeiras e animais em áreas de proteção ambiental e em terras indígenas; e relação entre o Ministério Público Federal e as demais instituições de combate à criminalidade, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério da Justiça e Secretarias de Segurança Pública.

Cada grupo de trabalho deverá elaborar texto científico sobre o tema discutido. A idéia é, ao final do evento, organizar publicação com todos os documentos. A I Mesa Científica para Combate ao Crime Organizado é uma parceria entre a Escola Superior do Ministério Público da União e a Coordenadoria de Combate ao Crime Organizado da Procuradoria Regional da República da 1ª Região (PRR1).