Notícias

InovaEscola: terceiro ciclo de debates discute uso da Inteligência Artificial no setor público

Nos dias 2 e 4 de setembro serão promovidas rodas de conversa sobre a temática
publicado: 24/08/2020 18h00 última modificação: 25/08/2020 10h55
Ilustração

Ilustração

O InovaEscola – Laboratório de Aprendizagem e de Transformação da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) – promove seu 3º Ciclo de Debates, nos dias 2 e 4 de setembro, a partir das 14h30. Nesta edição, serão realizadas duas rodas de conversa virtuais com especialistas, abordando tópicos como Internet das Coisas (IoT), dados e Inteligência Artificial (IA) e as perspectivas e os desafios da implementação de ferramentas de IA no setor público e privado.

As atividades são gratuitas e dão direito a certificado. A transmissão ocorre pelo canal da ESMPU no YouTube.

1ª Roda de Conversa – No dia 2 de setembro, o debate traz o tema “Inteligência Artificial e internet das coisas: oportunidades e desafios”. O encontro pretende apresentar conceitos como big data e internet das coisas, contextualizando o potencial dessas aplicações, inclusive no setor público, bem como os riscos, vulnerabilidades e dilemas éticos relacionados à privacidade e à proteção de dados.

Para o assunto, foram convidadas a mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional e pesquisadora em Direito e Novas Tecnologias, professora Priscilla Silva; e a vice-diretora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Brasilina Passarelli, coordenadora científica do Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação Escola do Futuro (NACE/USP).

As inscrições para essa atividade estão abertas até as 12h do dia 2 de setembro. Inscreva-se.

Mais informações pelo edital e no projeto pedagógico.

2ª Roda de Conversa – No dia 4 de setembro, o professor da Faculdade de Direito da USP e diretor da International Association for Artificial Intelligence and Law (IAAIL), Juliano Maranhão, e o promotor de Justiça e secretário de Tecnologia e Inovação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Antônio Rolemberg, debaterão o tema "Inteligência Artificial no Sistema de Justiça: cenários e perspectivas".

O objetivo é esclarecer conceitos e tipos de sistemas relacionados à Inteligência Artificial, exemplificar experiências aplicadas ao Sistema de Justiça e identificar caminhos e desafios para implantação de ferramentas de IA no contexto do Ministério Público.

As inscrições acontecem até as 12h do dia 4 de setembro. Inscreva-se.

Mais informações pelo edital e no projeto pedagógico.

InovaEscola – Espaço de inovação da ESMPU, o InovaEscola foi inaugurado em junho de 2020, a fim de fomentar o amadurecimento e a consolidação da cultura de inovação por meio de aprendizagem, atualização, experimentação, cooperação e compartilhamento de conteúdos, projetos, experiências e boas práticas.

O programa do laboratório possui cinco frentes de atuação: prospecção por meio do fomento de estudo e pesquisa; difusão de casos, soluções e conhecimento; experimentação de novos produtos, serviços e incubação de soluções de problemas; gestão do conhecimento por meio de estratégias para promover, adquirir, compartilhar e utilizar conhecimento; e formação de redes de colaboração, cooperação e estratégia.

Para conhecer mais sobre a iniciativa, visite a página www.escola.mpu.mp.br/inovaescola.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300