Inscrições abertas para curso a distância sobre ferramentas do LibreOffice

Aulas serão ministradas entre 8 de setembro e 24 de outubro, totalizando 60 horas. ESMPU oferece 150 vagas a servidores dos quatro ramos do MPU. Inscrições seguem até as 12h do dia 8 de agosto.
publicado: 29/07/2014 14h06 última modificação: 31/03/2017 17h22

Servidores do Ministério Público da União (MPU) poderão inscrever-se até as 12h do dia 8 de agosto para participar do Curso de Aperfeiçoamento “LibreOffice”. O treinamento será promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) na modalidade de educação a distância. O objetivo é capacitar os participantes no manejo eficiente das principais ferramentas do LibreOffice, software livre e de código aberto que reúne aplicativos para escritório, tais como processador de textos (Writer), programa de planilhas eletrônicas (Calc) e editor de apresentações (Impress).

O curso será realizado entre 8 de setembro e 24 de outubro, totalizando 60 horas-aula. A ESMPU oferece 150 vagas, assim distribuídas: 66 para o MPF, 53 para o MPT, 25 para o MPDFT e seis para o MPM. As inscrições deverão ser feitas pelo endereço https://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. Os inscritos serão selecionados por sorteio eletrônico.

Para participar, é necessário ter disponibilidade de, no mínimo, seis horas semanais para dedicação às atividades; contar com fácil acesso a computadores e a banda larga; e possuir conhecimentos básicos de internet.

Entre 8 e 12 de setembro, haverá curso de aprendizagem on-line, sendo facultativa a participação dos servidores que já tenham cursado esse módulo em outra atividade a distância realizada pela ESMPU.

Conteúdo – As aulas envolverão o estudo de conceitos básicos de cada aplicativo. No módulo dedicado à ferramenta Writer, terão destaque a criação e a edição de documento, a formatação do texto, os marcadores e a numeração, a criação de cabeçalho e rodapé, a numeração, a formatação e as configurações de página.

A autoformatação de células, a vinculação de planilhas, o trabalho com gráficos e funções e a classificação de registros estarão entre os assuntos mais estudados do aplicativo Calc.

Na última parte do treinamento, voltada ao uso da ferramenta Impress, os participantes aprenderão a elaborar uma boa apresentação eletrônica.

A ESMPU emitirá certificado aos servidores com participação mínima de 85% nas atividades definidas no plano de curso.

Informações adicionais podem ser obtidas no edital de abertura de inscrições (clique aqui) ou pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.