Inscrições abertas para curso a distância sobre segurança institucional

Conhecer procedimentos básicos da segurança da informação, de pessoas, de materiais, de áreas e instalações está entre os objetivos do curso
publicado: 09/02/2018 18h31 última modificação: 14/02/2018 13h50
Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) lançou edital para a realização de inscrições no curso a distância “Segurança institucional - básico”. O treinamento é dirigido a servidores do MPU, que poderão se inscrever até 21 de fevereiro, às 12h. O curso será realizado de 19 de março a 04 de maio, no ambiente virtual de aprendizagem da ESMPU.

A atividade busca promover o conhecimento de conceitos introdutórios de segurança institucional e a identificação das características e consequências da gestão de riscos. Conhecer procedimentos básicos da segurança da informação, de pessoas, de materiais, de áreas e instalações também está entre os objetivos do curso.

Os interessados podem se inscrever pelo linkInscrição e Resultados”, no endereço https://escola.mpu.mp.br. São oferecidas 66 vagas para o MPF, 19 para o MPT, 12 para o MPDFT e três para o MPM. A seleção será por sorteio eletrônico. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

Com carga horária de 60 horas, o conteúdo programático do curso prevê a abordagem dos seguintes assuntos: importância da Segurança Institucional (áreas de atuação e diferenciação conceitual, estrutura organizacional - políticas, planos, programas e procedimentos, diretrizes da segurança institucional); noções de Gestão de Risco (avaliação de riscos, espécies de gestão de riscos, gerenciamento de riscos e protocolos nacionais e internacionais); segurança da informação (tratamento da informação, segurança de documentos e classificação, segurança na Tecnologia da Informação, procedimentos de segurança, noções de inteligência e contrainteligência); segurança de recursos humanos (situações de risco pessoal, segurança de autoridades, segurança individual, privada e no trabalho); segurança de materiais (identificação de materiais sensíveis e de risco, procedimentos de proteção de materiais);  segurança de áreas e instalações (análise de ambiente, condições de segurança de áreas e instalações, identificação de vulnerabilidades, meios de proteção e procedimentos).

Os participantes devem ter disponibilidade mínima de seis horas semanais, facilidade de acesso a computadores e à rede banda larga e conhecimentos básicos de Internet. Para receber o certificado é necessário ter 85% de frequência.

Acesse outras informações sobre o curso pelo edital.

Plano de aula