Inscrições abertas para curso de especialização em Gestão Pública

Atividade busca o desenvolvimento de habilidades e competências para a atuação dos servidores nas áreas de direção, administração e assessoramento. Inscrições até 9 de agosto
publicado: 20/07/2017 16h04 última modificação: 01/08/2017 13h44
Imagem ilustrativa

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu as inscrições para o processo seletivo para a especialização em “Gestão Pública”, na modalidade a distância. A atividade é dirigida aos servidores do Ministério Público da União (MPU) e será realizada de 11 de setembro de 2017 a 29 de março de 2019.

O curso tem como foco a qualificação e o desenvolvimento de habilidades e competências para a atuação dos servidores nas áreas de direção, administração e assessoramento do MPU por meio de conhecimentos interdisciplinares. As inscrições podem ser realizadas até às 12h, do dia 9 de agosto, pelo endereço https://escola.mpu.mp.br, linkInscrições e Resultados”.

Estão sendo oferecidas 44 vagas para o MPF, 35 para o MPT, quatro para o MPM e 17 para o MPDFT. As 100 vagas serão distribuídas em duas turmas de participantes. A seleção será por meio de sorteio eletrônico.

Para participar, o candidato deve ser servidor estável, ocupante de cargo efetivo no MPU e ter diploma de curso superior reconhecido pelo MEC. O participante também deve ter disponibilidade mínima de seis horas semanais, facilidade de acesso a computadores e à rede banda larga e possuir conhecimentos básicos de internet.

Conteúdo e metodologia - Com 380 horas, a especialização oferecerá disciplinas no ambiente virtual de aprendizagem da ESMPU. Também está prevista uma fase presencial, destinada à realização de provas e à defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O conteúdo será distribuído em quatro núcleos: jurídico, orçamento e finanças, administração e metodológico. As disciplinas vão abordar:  Fundamentos do Direito Público; Direitos e Deveres dos Servidores Públicos; Gestão de Compras e Contratos; Contabilidade Pública; Orçamento Público; Economia no Setor Público; Fundamentos da Administração Pública; Gestão e Inovação; Gestão de Pessoas; Ética na Administração Pública; Metodologia e Técnicas de Pesquisa. Além da oferta de material didático-instrucional, a especialização prevê atividades como fórum dialogado, estudo de caso, leituras críticas e análise de problemas.

Resultado e inscrição - O resultado da seleção será divulgado a partir das 15 horas do dia 9 de agosto, na página da Escola. O servidor deverá confirmar participação e firmar Termo de Compromisso. O candidato selecionado terá prazo para enviar documentação autenticada e efetuar matrícula até 25 de agosto.

Na fase presencial do curso, a ESMPU arcará com o pagamento de hospedagem, alimentação (jantar), traslado e passagens aéreas (ida e volta) apenas para os participantes lotados fora de Brasília. Para receber o certificado é preciso ter aproveitamento ótimo, bom ou regular nas disciplinas; frequência mínima de 85% por disciplina; aprovação nas provas presenciais; apresentação e aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso.

Mais informações sobre a especialização, seleção, matrícula  e requisitos de participação estão disponíveis no edital e no projeto pedagógico do curso. Dúvidas podem ser encaminhadas à Divisão de Atendimento ao Corpo Acadêmico pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Projeto pedagógico