Inscrições abertas para curso sobre projetos de trabalho voltado para membros e servidores da PRT-05

Atividade acontece em Salvador, nos dias 06 e 07 de junho. Inscrições até 16 de maio
publicado: 08/05/2018 15h00 última modificação: 08/05/2018 15h55
Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu inscrições para o curso presencial “Projetos de trabalhos decentes baseados em evidências e orientados para resultados - PRT 05”. A atividade é voltada para membros e servidores da Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região (PRT-05). O curso será realizado nos dias 06 e 07 de junho, em Salvador (BA).

O objetivo do treinamento é prover aos participantes conhecimentos relevantes à tomada de decisões diante da necessidade de identificar horizontes de atuação macro, com o fomento de políticas públicas de trabalho decente, consideradas as realidades de cada município, circunscrição e região.

São oferecidas 25 vagas para membros e 25 vagas para servidores lotados na PRT-05. A seleção é por sorteio eletrônico. Os interessados devem se inscrever até às 12h do dia 16 de maio pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço  https://escola.mpu.mp.br. É vedada a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

A atividade será ministrada pelo procurador do Trabalho Luis Fabiano de Assis, que é mestre e doutor em Direito pela Universidade de São Paulo e secretário de Pesquisa e Análise de Informações do MPT, coordenador do Smartlab  e do DataHub do Trabalho Decente.

Com 16 horas-aula, o conteúdo vai abordar, dentre ouros aspectos: conceitos de gestão baseada em evidências, gestão orientada para resultados, data-driven law enforcement, gestão adaptativa, práticas inteligentes (smart practices); aplicabilidade à atuação do Ministério Público; Ministério Público como "guardião dos dados"; a importância dos processos de coleta, tratamento, mineração, cruzamento e transformação de dados em informação e em conhecimento de relevância pública;  a experiência do Laboratório de Ciência de Dados da Secretaria de Pesquisa e Análise de Informações do MPT e o Smartlab de Trabalho Decente; uso de estatísticas, dados oficiais e bancos de dados de natureza pública em investigações, programas, políticas e projetos de trabalho decente; bases de conhecimento sobre temas relacionados ao mundo do trabalho e sua intersecção com a agenda de direitos humanos; ferramentas digitais guiadas por dados para gestão de investigações planejamento, indução de políticas, monitoramento de compliance (E-Compliance), monitoramento de planos e monitoramento de beneficiários.

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e a PRT-05 não se responsabilizarão pelo custeio de hospedagem, alimentação, traslado e passagens aéreas dos participantes.  O certificado é concedido ao participante com frequência mínima de 85%.

Acesse mais informações sobre o curso pelo edital.

Roteiro do curso