Inscrições abertas para o curso de Redação oficial

Com vagas para estagiários e servidores, o curso será realizado na modalidade a distância autoinstrucional
publicado: 19/09/2018 18h46 última modificação: 19/09/2018 18h46

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu inscrições para o curso “Redação oficial”, na modalidade a distância autoinstrucional. As vagas são destinadas para servidores e estagiários do MPU.  O curso será realizado de 22 de outubro a 16 de novembro, no ambiente virtual de aprendizagem da ESMPU.

O curso tem 30 horas-aula e aborda os seguintes assuntos: histórico normativo da redação oficial no Brasil e o Manual de Redação Oficial; princípios da clareza, concisão e impessoalidade; inconsistências entre o português e a linguagem do direito; pronomes de tratamento (grafia, concordância, diagramação, numeração e folhas de continuação); elementos normativos (referência a texto legal, nomenclatura dos feitos); expressões e vocábulos; ata, atestado, certidão (comunicado, declaração e despacho; exposição de motivos, informação e instrução normativa; memorando, mensagem e mensagem eletrônica e-mail; ofício, ordem de serviço e portaria; relatório, requerimento e resolução).

Serão oferecidas vagas a todos os inscritos que confirmarem inscrição. Os candidatos podem se inscrever até às 12h do dia 15 de outubro, pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço https://escola.mpu.mp.br

Para participar é necessário ter disponibilidade de no mínimo 10 horas semanais de dedicação e participação nas atividades, facilidade de acesso a computadores e acesso à banda larga, além de conhecimentos básicos de Internet.

Receberão certificado os participantes que obtiverem participação mínima de 85% nas atividades.