Notícias

Inscrições para atividades sobre acolhimento e integração de refugiados e migrantes em Recife são reabertas até 3 de abril

De 9 a 11 de abril, serão realizados simpósio e dez oficinas de capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização.
publicado: 29/03/2019 11h57 última modificação: 29/03/2019 11h58
Ilustração

Ilustração

Foram reabertas as inscrições para o simpósio e as oficinas do projeto "Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil", que acontece em Recife (PE), entre os dias 9 e 10 de abril. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até às 12h do dia 3 de abril.  

As atividades, promovidas pela Rede de Capacitação e Refugiados e Migrantes, acontecem no Auditório da UNICAP (Rua do Príncipe, 526, Boa Vista – Recife/PE). Os realizadores pretendem contar com a participação de integrantes de comitês de refugiados e migrantes, comitês de acolhida, grupos de trabalho sobre empregabilidade, gestores e equipes de abrigos, servidores públicos, organizações da sociedade civil envolvidas com a temática, estudantes e jornalistas.  

Simpósio - O Simpósio “Refugiados e Migrantes em Pernambuco: Como Acolher e Integrar?" acontece na manhã do dia 10 de abril e contará com duas mesas de discussão. A primeira abordará o contexto da Política Nacional Migratória e de Refúgio, abordando aspectos históricos, do direito do trabalho e da gestão migratória em nível local. No segundo momento, serão apresentadas experiências locais de atenção a migrantes e refugiados, com destaque para informações sobre os fluxos migratórios no Estado e as experiências da prefeitura de Recife (PE), da Casa de Direito do Programa Pana da Universidade Católica em Pernambuco (UNICAP) e das Aldeias Infantis SOS.  

Inscreva-se no simpósio. Antes de realizá-la, é necessário fazer o cadastro no site ou efetuar login, no caso de já possuir cadastro.   

Para saber mais, acesse o edital e a programação completa do simpósio.  

Oficinas – Entre os dias 9 e 11 de abril, serão realizadas dez oficinas. Dessas, em sete, os interessados poderão se inscrever um mais de uma, desde que não aconteçam no mesmo horário. Entretanto, a oficina “Media Training” é voltada exclusivamente para porta-vozes das instituições ou entidades envolvidas no acolhimento e integração de refugiados e migrantes; a de “Imprensa no Combate à Xenofobia contra Refugiados e Migrantes” é direcionada a jornalistas, assessores de imprensa e blogueiros; e a oficina “Inclusão Produtiva e Empreendedorismo para Migrantes” tem como público alvo migrantes e refugiados.  

Faça sua inscrição nas oficinas de interesse:

Direitos Laborais, Migração e Prevenção ao Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas – Inscreva-se 
Gênero, Direitos Humanos, Migração e Rede de Proteção - Onde eu me insiro? – Inscreva-se 
Gestão Migratória em Nível Local – Inscreva-se 
Imprensa no Combate à Xenofobia contra Refugiados e Migrantes – Inscreva-se 
Inclusão Produtiva e Empreendedorismo para Migrantes – Inscreva-se 
Media Training (direcionada apenas à porta vozes das instituições da rede local) – Inscreva-se 
Migração e Administração de Conflitos – Inscreva-se 
Migração e Integração Local – Inscreva-se 
Migração e Saúde Mental – Inscreva-se 
Nova Lei de Migração, Lei do refúgio, Direitos e Acesso à Justiça – Inscreva-se  

Para mais informações, acesse o edital e a programação completa das oficinas.  

Atuação em rede – A Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes é composta pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Conectas Direitos Humanos, o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), a Defensoria Pública da União (DPU), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a Missão Paz e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).  

Para a organização das atividades em Recife, a Rede conta com a parceria do Comitê Interinstitucional de Promoção dos Direitos das Pessoas em Situação de Migração, Refúgio e Apátridas de Pernambuco.  

Saiba mais sobre o projeto em https://escola.mpu.mp.br/h/rede

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300