Manual traz orientações a docentes sobre recursos tecnológicos disponíveis na ESMPU

As informações disponibilizadas no guia buscam evitar incidentes que possam prejudicar o andamento de atividades acadêmicas desenvolvidas pela Escola
publicado: 03/12/2015 09h45 última modificação: 31/03/2017 17h21

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) publicou o Manual de Orientação aos docentes dos cursos oferecidos pela instituição. O objetivo é informá-los sobre os recursos tecnológicos disponíveis a fim de se evitar incidentes ou problemas que possam prejudicar o andamento da atividade acadêmica. O guia traz informações aos capacitadores acerca de planejamento de aulas, acesso à internet e compartilhamento de arquivos.

A Escola encaminhará o Manual a todos os docentes no ato da contratação. O documento também está disponível no site (https://escola.mpu.mp.br), link “Institucional - Manuais ESMPU”.

Entre as recomendações listadas está o teste com antecedência de arquivos, softwares, sites, aplicações web e equipamentos que serão utilizados ou acessados durante os cursos. Os professores deverão solicitar antecipadamente os recursos tecnológicos necessários para a realização dos treinamentos. Por conta das regras de segurança adotadas por provedores de serviços na internet, é preciso informar previamente a lista de sites que serão visitados durante as aulas para evitar restrições de acesso.

Acesso à Internet - Os dispositivos pessoais ou institucionais da Escola contarão com acesso à rede Wi-Fi por meio da rede “ESMPU_Visitantes”. Entretanto, é preciso que cada usuário solicite o voucher contendo código de acesso com validade de 60 horas. Quanto às mídias sociais, alunos e professores terão acesso pelo Wi-Fi somente àquelas mídias em que a ESMPU tenha perfil oficial.

Equipamentos - As salas de aula são equipadas com TVs LED 60” (com entrada HDMI), sistema de som com alto-falantes de teto e microfones. O laboratório possui projetor e quinze computadores tipo desktop. Ao término do curso, recomenda-se que sejam realizadas cópias dos arquivos criados, com posterior exclusão do equipamento institucional.

Compartilhamento de arquivos - O docente poderá disponibilizar o material didático aos estudantes por meio de um disco virtual compartilhado (armazenamento em nuvem). O acesso ao material armazenado será em rede por meio de um link seguro e criptografado fornecido pela Escola. O professor que necessitar utilizar a ferramenta deverá solicitá-lo previamente à Divisão de Infraestrutura Educacional (DINFRA/SEDUC) através do e-mail dipe@escola.mpu.mp.br.