Mediação de conflitos é tema de curso de aperfeiçoamento

Exclusiva para membros e servidores do MPDFT, a atividade oferecerá estudos de casos reais, palestras e debates. Treinamento envolverá discussão de temas como solução de conflitos, prevenção da violência e construção de uma cultura de paz. Vagas serão preenchidas por indicação.
publicado: 14/04/2010 16h50 última modificação: 31/03/2017 17h21

Estudar instrumentos metodológicos desenvolvidos para a prevenção da violência e a construção de uma cultura de paz. Esse é um dos objetivos do Curso de Aperfeiçoamento “Mediação de Conflitos”, que será promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), de 28 a 30 de abril, em Brasília (DF).

Exclusivo para membros e servidores do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o treinamento oferecerá estudos de casos, palestras e debates sobre o processo de mediação, entendido como um mecanismo mais amplo de solução de conflitos, destinado a transformar padrões de comportamento e a estimular o convívio em ambiente cooperativo. A atividade conta com 30 vagas, sendo 20 para membros e 10 para servidores. Todos os participantes serão indicados pelo MPDFT.

Com 12 horas-aula, o curso abordará a visão sobre conflitos, a mediação comunitária, as diferenças entre negociação, mediação, conciliação e arbitragem, entre outros temas. A programação também apresentará atividades práticas, como método passo-a-passo, dramatização a partir de situações pedagógicas ou reais, exercícios para desenvolvimento das habilidades comunicacionais e técnica de escuta ativa. O treinamento será ministrado pelo cientista político Daniel Seidel e pelo agente da Polícia Civil do DF João Bertolini, docente em polícia comunitária e mediação de conflitos.

Os candidatos indicados deverão inscrever-se até as 12h de 20 de abril, pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. Para confirmar a participação, os selecionados deverão enviar à ESMPU, até as 12h do dia 23 de abril, o Termo de Compromisso e, no caso dos servidores, a Autorização de Chefia. Inscritos com frequência total no curso receberão certificado emitido pela Escola.

Outras informações podem ser obtidas com a Central de Atendimento ao Usuário (CAU), pelo endereço inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Leia o edital completo e a programação.

Curso de Aperfeiçoamento “Mediação de Conflitos”

Quando: de 28 a 30 de abril

Onde: Edifício-sede do MPDFT, Sala de Treinamento do Mezanino

Vagas: 30 (preenchidas por indicação)