Membros do MPU recebem diploma de conclusão de mestrado

Segunda turma de mestrado da ESMPU, realizado pela Universidade Católica de Brasília, teve 17 membros titulados
publicado: 07/05/2018 11h47 última modificação: 07/05/2018 12h12
Exibir carrossel de imagens Foram titulados 17 membros dos quatro ramos do MPU

Foram titulados 17 membros dos quatro ramos do MPU

A solenidade de entrega de diplomas da “2ª Turma do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado em Direito” foi realizada na última sexta-feira (04/05). O programa é resultado de parceria entre a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e a Universidade Católica de Brasília (UCB) e teve 17 membros dos quatro ramos titulados nesta edição.

Compuseram a mesa o diretor-geral da ESMPU, João Akira Omoto; o procurador-geral de Justiça Militar, Jaime de Cássio Miranda; a subprocuradora-geral do Trabalho Cristina Aparecida Ribeiro Brasiliano; o diretor da Escola de Humanidades e Direito da UCB, José Eduardo Pires Campos Júnior; e o coordenador do programa de pós-graduação, Maurício Dalri Timm do Vale.

O representante da turma e também diretor-adjunto da ESMPU, Alberto Balazeiro, falou em nome dos colegas. Para ele, a maior riqueza do mestrado foi a possibilidade de convivência de todos os ramos ao longo dos dois anos de estudos. Ele agradeceu a Escola e a UCB pelo apoio e destacou o nível de exigência do curso.

De acordo com o coordenador do programa de pós-graduação, Maurício Dalri Timm do Vale, um dos objetivos do curso é a formação de juristas e profissionais por meio da interdisciplinaridade. O professor elogiou a parceria com a ESMPU. “Nós, da Universidade Católica, temos sorte de ter membros do Ministério Público no nosso quadro de discentes porque eles elevam o nível das pesquisas realizadas”. Representando o reitor da UCB, José Eduardo Pires Campos Júnior parabenizou os novos mestres. Para ele, a oportunidade de receber membros do Ministério Público no programa de mestrado eleva a capacidade de produção científica da universidade.

De acordo com o diretor-geral da Escola, João Akira, a solenidade de entrega de diplomas é um dia de celebração especial, que marca o esforço pessoal e as horas de estudos dedicadas pela conclusão do curso de mestrado. Para ele, o mestrado proporciona aos participantes um salto de conhecimentos técnicos e teóricos que possibilita a análise dos problemas dentro de uma perspectiva muito mais qualificada.

“A experiência do mestrado não é apenas desafiadora, ela é transformadora”, avaliou o diretor-geral, que frisou também os ganhos institucionais proporcionados pela formação de membros. A Escola está em sua quarta turma de mestrado, com quase 80 participantes. Dois desses programas já foram concluídos, com a titulação de 36 membros nas duas primeiras edições.

Akira ainda destacou que o programa de mestrado, além de promover a atualização de membros, proporciona a oportunidade de pensar o Ministério Público da União e seus problemas e de refletir sobre a sociedade brasileira contemporânea.

Confira a lista dos novos mestres presentes na cerimônia:

Alberto Bastos Balazeiro (MPT)
André Gomes Ismael (MPDFT)
André Vinícius Melatti (MPT)
César Augusto Nardelli Costa (MPDFT)
Ednaldo Rodrigo Brito da Silva (MPT)
Henrique Gentil Oliveira (MPF)
Max Brito Repsold (MPM)