Notícias

Membros e servidores da PRT-15 vão receber treinamento sobre promoção do trabalho decente

Atividade acontece em Campinas (SP), nos dias 23 e 24 de agosto. Inscrições até 09 de julho
publicado: 13/06/2018 13h25 última modificação: 13/06/2018 13h25
Ilustração

Ilustração

Membros e servidores da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região (PRT-15), lotados em São Paulo, já podem se inscrever no curso presencial “Promoção do Trabalho Decente – Atuação do Ministério Público Guiada por Evidências e Orientada para Resultados – PRT 15”. Atividade acontece nos dias 23 e 24 de agosto, em Campinas (SP).

O objetivo do treinamento é prover aos participantes conhecimentos relevantes à tomada de decisões diante da necessidade de identificar horizontes de atuação macro, com o fomento de políticas públicas de trabalho decente, consideradas as realidades de cada município, circunscrição e região. São oferecidas 25 vagas para membros e 25 vagas para servidores. A seleção é por sorteio eletrônico.

Os interessados devem se inscrever até às 12h do dia 09 de julho, pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço  http://escola.mpu.mp.br. É vedada a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

A atividade será ministrada pelo procurador do Trabalho Luis Fabiano de Assis, que é mestre e doutor em Direito pela Universidade de São Paulo e coordenador do Smartlab de Trabalho e do DataHub do Trabalho Decente.

Com 16 horas-aula, o conteúdo vai abordar, dentre ouros aspectos: conceitos de gestão baseada em evidências, gestão orientada para resultados, data-driven law enforcement, gestão adaptativa, práticas inteligentes (smart practices); aplicabilidade à atuação do Ministério Público; Ministério Público como "guardião dos dados"; a importância dos processos de coleta, tratamento, mineração, cruzamento e transformação de dados em informação e em conhecimento de relevância pública;  a experiência do Laboratório de Ciência de Dados da Secretaria de Pesquisa e Análise de Informações do MPT e o Smartlab de Trabalho Decente; uso de estatísticas, dados oficiais e bancos de dados de natureza pública em investigações, programas, políticas e projetos de trabalho decente; bases de conhecimento sobre temas relacionados ao mundo do trabalho e sua intersecção com a agenda de direitos humanos; ferramentas digitais guiadas por dados para gestão de investigações planejamento, indução de políticas, monitoramento de compliance (E-Compliance), monitoramento de planos e monitoramento de beneficiários.

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e a PRT-15 não se responsabilizarão pelo custeio de hospedagem, alimentação, traslado e passagens aéreas dos participantes.  O certificado é concedido ao participante com frequência mínima de 85%. 

Acesse mais informações sobre o curso pelo edital.

Edital      
Roteiro do curso

Assessoria de Comunicação
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: ascom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3313-5132 / 5126