Notícias

Ministro Alexandre de Moraes profere palestra em seminário sobre Soluções alternativas no processo penal

Evento vai reunir autoridades jurídicas nacionais e internacionais para debater soluções mais eficazes na prevenção e repressão à corrupção e ao crime organizado. Inscrição até 12 de junho
publicado: 29/05/2017 17h33 última modificação: 29/05/2017 17h44
Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes é um dos destaques do “III Seminário Internacional - Soluções alternativas no processo penal”, que será realizado nos dias 19 e 20 de junho, na sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília.

O ministro irá proferir a palestra “Acordos penais e o princípio da obrigatoriedade da ação penal pública”. Ele falará imediatamente após o presidente do CNMP e procurador-geral da República, Rodrigo Janot, fazer a abertura do evento, dia 19, às 18h30.

O seminário é promovido pelo CNMP, pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

Os interessados poderão se inscrever até as 12h do dia 12 de junho pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço https://escola.mpu.mp.br. São oferecidas 300 vagas destinadas a membros do Ministério Público, magistrados, advogados e defensores, estudantes e demais profissionais da área jurídica. A seleção será por sorteio eletrônico.

Alexandre de Moraes é ministro do STF desde março deste ano. Entre outros cargos, foi ministro da Justiça, secretário de segurança pública do Estado de São Paulo, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Outro destaque do seminário é o ministro do Superior Tribunal de Justiça Nefi Cordeiro, cuja palestra, prevista para ocorrer no dia 20, será a “Natureza dúplice da colaboração premiada – técnica especial de investigação e estratégica de defesa”. Cordeiro é ministro do STJ há três anos. Antes, exerceu os cargos de desembargador federal, juiz Federal, juiz de Direito e promotor de Justiça.

No mesmo dia, às 9 horas, a advogada criminalista e professora de direito penal da Universidade de Salvador, Ilana Martins abordará o tema “A Justiça Restaurativa no sistema criminal brasileiro”. O assunto é objeto de livro de sua autoria intitulado “Justiça Restaurativa: a ascensão do intérprete e a nova racionalidade criminal”.

Destaques internacionais
O “III Seminário Internacional - Soluções alternativas no processo penal” contará também com autoridades e especialistas do Peru e da França, que ministrarão palestras no segundo dia do evento, 20 de junho.

O objetivo é estimular, com base nos resultados alcançados em diversos países, o debate em torno das soluções alternativas no processo penal no Brasil. As discussões servirão para subsidiar a atuação mais eficaz dos atores do sistema de justiça criminal na prevenção e repressão à corrupção e ao crime organizado.

Após a exposição da professora Ilana Martins, terá início a palestra “Plea Bargain e alternativas de controle judicial e social do instituto”, ministrada pelo chefe da Unidade de Cooperação Internacional e Extradições do Ministério Público do Peru, Alonso Raúl Peña.

Por sua vez, a procuradora-chefe da Agência de Gestão e Recuperação de Ativos Apreendidos e Confiscados da França, Anne Kostomaroff, falará sobre persecução patrimonial e confiscos de bens. Anne Kostomaroff foi nomeada para o cargo em janeiro deste ano, para um mandato de três anos.

Programação
A abertura do seminário será realizada no dia 19 de junho, às 18h30, no auditório do Conselho, pelo procurador-geral da República e presidente do CNMP, Rodrigo Janot. Após a abertura, está prevista a realização da palestra inaugural com o ministro do STF Alexandre de Moraes. A programação continua no dia seguinte, 20 de junho, das 9h às 18 horas.

Além dos palestrantes convidados, cada uma das palestras contará com um conselheiro do CNMP, que será o presidente da mesa, e debatedores, formados por membros do Ministério do Público, da Magistratura, da Câmara dos Deputados e da advocacia.

No encerramento do evento, será feito o resumo das apresentações e a leitura da carta de deliberações.

Informações sobre as inscrições devem ser obtidas pelo e-mail da Divisão de Atendimento ao Corpo Acadêmico da ESMPU: inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Informações gerais sobre o seminário podem ser obtidas pelo e-mail cerimonial@cnmp.mp.br o pelo telefone (61) 3315-9417.

Credenciamento de imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em fazer a cobertura jornalística e fotográfica do evento têm de enviar ao e-mail jornalismo@cnmp.mp.br os seguintes dados: nome completo, número de identidade, cargo e identificação do veículo de comunicação.

O seminário será realizado no auditório do edifício-sede do CNMP (Setor de Administração Federal Sul, Quadra 2, Lote 3, Edifício Adail Belmonte - Brasília - DF).

Clique aqui e acesse a página do seminário.

* Com informações do CNMP

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300