MPT elabora revista em quadrinhos sobre sindicatos

Edição faz parte da série “MPT em quadrinhos” e integra a campanha “Maio Lilás” para promover o princípio da liberdade sindical
publicado: 02/05/2018 12h45 última modificação: 02/05/2018 12h45
Edição faz parte das ações do Maio Lilás

Em apoio à iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio de sua Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade sindical (Conalis), a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) informa que foi divulgada a versão digital da revista n. 34, da série “MPT em quadrinhos”, sobre “sindicatos”. Clique para acessar.

A revista faz parte das ações que o MPT realiza, neste mês, dentro da campanha “Maio Lilás”, para promover o princípio constitucional da liberdade sindical. A campanha pretende discutir com a sociedade e, em especial, com as entidades sindicais e seus representados, trabalhadores e empresas, a importância da união e participação dos trabalhadores em atos coletivos em defesa de direitos.

O mês foi escolhido em virtude de nele se comemorar internacionalmente o Dia do Trabalho. Já a cor lilás é uma homenagem às 129 mulheres trabalhadoras, que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque, em 8 de março de 1857, por reivindicarem salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio era confeccionado um tecido de cor lilás.

A campanha teve início em 2017 e, neste ano, ganha relevo especial em razão das mudanças promovidas nas relações de trabalho por força da lei 13.467/2017, a lei da reforma trabalhista.