Participantes da Especialização em Gestão de Pessoas apresentam trabalhos de conclusão de curso

Bancas examinadoras serão realizadas de 12 a 14 de maio na sede da Escola e contarão com a participação de 104 servidores do MPU que desenvolveram trabalhos nas áreas de gestão estratégica de pessoas, avaliação, governança pública e legislação referente a gestão de pessoas.
publicado: 11/05/2015 19h02 última modificação: 31/03/2017 17h18

Os 104 servidores participantes do Curso de Especialização em Gestão de Pessoas promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) apresentam esta semana os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Realizada na modalidade de educação a distância, a atividade acadêmica teve o objetivo de contribuir para a formação e o aperfeiçoamento de servidores do MPU, a fim de que possam desenvolver perfis alinhados aos novos modelos de gestão de pessoas.

As apresentações dos TCCs ocorrerão nos dias 12, 13 e 14 de maio na sede da ESMPU em Brasília. A atividade conta com servidores da área de gestão de pessoas e/ou que exercem funções de chefia ou direção no Ministério Público da União. Dos 104 participantes, 5 são da Região Norte; 10 da Região Sul; 12 da Região Nordeste; 20 da Região Sudeste; e 57 da Região Centro-Oeste. Na distribuição entre os ramos do MPU, são 79 servidores do MPF, 15 do MPDFT do MPT, 6 do MPT e 4 do MPM.

Os trabalhos foram desenvolvidos em quatro áreas temáticas: gestão estratégica de pessoas; legislação referente a gestão de pessoas, incluindo a aplicada ao MPU; avaliação; e governança pública. Participarão das bancas examinadoras 42 avaliadores, entre servidores do MPU, da Universidade de Brasília (UnB), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Câmara dos Deputados e do Banco do Brasil.

A especialização – Iniciada em 18 de novembro de 2013, a especialização envolveu estudos de conteúdos como fundamentos da gestão organizacional e de políticas públicas, gestão estratégica de pessoas, relacionamento inter e intrapessoal, educação corporativa, legislação aplicada à área, avaliação, métodos e técnicas de pesquisa. Ao todo foram cumpridas 360 horas-aula.

Receberá o certificado de conclusão do curso o servidor com participação mínima de 85% nas atividades propostas em cada disciplina, além de apresentação e aprovação do TCC. O certificado emitido pela ESMPU terá validade para obtenção do Adicional de Qualificação (AQ), que, no caso de especialização, será de 7,5% sobre o vencimento básico.

Confira o cronograma das apresentações dos TCCs