Plano de Atividades 2008 está disponível na Internet

Este ano, a ESMPU realiza 202 atividades acadêmicas em todo o país. No catálogo de cursos próprios, há novidades e mais turmas de treinamentos como Estágio de Inteligência, Técnicas de Entrevista e Gestão de Crises.
publicado: 10/03/2008 19h00 última modificação: 31/03/2017 17h30

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) disponibilizou na Internet a íntegra do Plano de Atividades 2008 (clique aqui para acessar). O relatório traz informações sobre os projetos aprovados pelo Conselho Administrativo para este ano, incluindo dados como locais, datas previstas e ementas. Ao todo, serão realizados 92 cursos de aperfeiçoamento, 13 cursos a distância, com duas turmas de especialização para servidores, uma pós-graduação na modalidade presencial (Direito Penal Especial), e 95 atividades de extensão (seminários, simpósios, oficinas e congressos), além de onze projetos de pesquisa.

As atividades foram propostas por membros e servidores dos quatro ramos. Há ainda os treinamentos que compõem o catálogo permanente da ESMPU. Todos os cursos de aperfeiçoamento oferecidos em 2007 serão reeditados este ano. Os membros poderão participar de novas turmas do Estágio de Inteligência, Técnicas de Entrevista e Gestão de Crises, entre outros. “O catálogo da Escola pretende aperfeiçoar os membros dos quatro ramos em áreas consideradas estratégicas para o MPU. O objetivo é atingir a excelência na atuação institucional”, explica Rodrigo Janot, diretor-geral da Escola e subprocurador-geral da República.

A Escola incluiu ainda novos cursos no catálogo, como Contra-inteligência, Direito Eleitoral, Direito Econômico e Delitos contra a Ordem Econômica, Gestão e Administração de Procuradorias, Improbidade Administrativa e Combate à Corrupção. Outra novidade para 2008 é o Media Training, que aborda técnicas de relacionamento com a imprensa e, a partir de abril, será realizado em 17 cidades. Os temas das atividades foram sugeridos por procuradores e promotores, em pesquisa realizada via Internet em agosto do ano passado.

Para os servidores do Ministério Público da União, serão oferecidas duas turmas da Especialização em Gestão da Administração Pública, com 360 horas/aula. Há ainda cinco atividades de extensão, todas com 120 horas/aula: Português Jurídico, Especialização em Redes, Orçamento Público, Tecnologia da Administração e um curso voltado para quem trabalha diretamente com os procuradores. Com o objetivo de ampliar o acesso, as aulas serão ministradas via Internet, com a metodologia de educação a distância.

Em 2008, comemoram-se os dez anos de criação da ESMPU. A data será lembrada com uma série de atividades, todas elas com o lema “É criminoso discriminar”. Estão previstos um congresso internacional em outubro, uma exposição, um prêmio de monografia e um prêmio de jornalismo, entre outros. Os cronogramas e conteúdos serão divulgados em breve.