Plano de atividades 2009: aberto prazo para envio de projetos

Membros dos quatro ramos e servidores do MPU podem enviar propostas de atividades para o ano que vem até o dia 14 de novembro, por meio de formulário eletrônico disponível na Internet.
publicado: 17/10/2008 15h15 última modificação: 31/03/2017 17h23

Membros e servidores interessados em realizar atividades acadêmicas ano que vem já podem enviar seus projetos para a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). O prazo segue até o dia 14 de novembro. Para enviar as propostas, basta preencher o formulário eletrônico que pode ser acessado pelo link www3.escola.mpu.mp.br/forma ou pelo banner localizado no lado direito da página da ESMPU.

Pelo formulário, é possível enviar projetos de atividades acadêmicas que se encaixem em uma das seguintes categorias: curso de aperfeiçoamento, curso de pós-graduação e atividades de extensão (seminário, simpósio, congresso e oficina). As normas para apresentação de projetos de pesquisa serão estabelecidas em breve pela Escola.

Os proponentes devem informar o conteúdo da atividade, a justificativa para realizá-la, os objetivos e as estratégias para alcançar as metas fixadas. Após avaliação técnica da ESMPU quanto à consistência acadêmica e à viabilidade administrativa e financeira, os projetos serão submetidos, com parecer conclusivo do coordenador de ensino de cada ramo do MPU, à deliberação do Conselho Administrativo. As propostas aprovadas entram no plano de atividades do ano que vem.

A ESMPU não aprovará projetos que não apresentem programação acadêmica relevante para o MPU, bem como aqueles cujo público majoritário não seja composto de membros de qualquer dos ramos ou de servidores do órgão.

Em 2008, foram apresentadas 219 sugestões de atividades acadêmicas. Dessas, 205 foram aprovadas, sendo 96 cursos de aperfeiçoamento, 35 simpósios, 35 congressos, 14 seminários, dez cursos de pós-graduação, duas oficinas e uma conferência, além de 12 projetos de pesquisa.

Leia aqui o edital que estabelece as normas de apresentação de propostas e os critérios de análise dos projetos.

Informações sobre as atividades:

Oficina – atividade com, no máximo, 15 participantes.

Seminário – para até 25 participantes.

Simpósio – deverá reunir no mínimo 25 participantes e no máximo cem.

Congresso – mínimo de cem participantes.

Curso de aperfeiçoamento – deve ter 30 participantes no máximo e carga horária entre oito e 99 horas/aula.

Curso de pós-graduação – máximo de 40 participantes. Carga horária mínima: 360 horas/aula.