Projeto cultural usa o cinema para debater temas jurídicos

Criado pela Associação Nacional dos Procuradores da República, o projeto chega à segunda edição com a exibição do filme “Filadélfia”, de Jonathan Demme. Evento acontecerá em Brasília no dia 25 de agosto. Após a mostra, haverá debates entre plateia e convidados.
publicado: 23/08/2010 12h49 última modificação: 31/03/2017 17h21

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) realiza na próxima quarta-feira, 25 de agosto, a nova edição do projeto “O Cinema e a Lei”. A mostra exibirá o filme Filadélfia (EUA/1993, de Jonathan Demme, 125 min). A apresentação acontecerá às 19h, no auditório Luiz Eduardo Magalhães, do Centro Universitário Unieuro (Avenida das Nações, Trecho 0, Conjunto 5 - Brasília). As inscrições devem ser feitas com antecedência pelo e-mail contato@anpr.org.br. As vagas são limitadas. Os estudantes receberão certificado de participação que contará como atividade extracurricular.

Com Tom Hanks, Denzel Washington e Joanne Woodward, Filadélfia tem no currículo dois prêmios Oscar e dois Globos de Ouro. O filme retrata as dificuldades de promissor advogado que trabalha para tradicional escritório da Filadélfia e é despedido quando descobrem ser ele portador do vírus da Aids. O advogado contrata os serviços de um advogado negro, que é forçado a encarar seus próprios medos e preconceitos.

Após a exibição do filme, os convidados debaterão com os participantes os assuntos relacionados à trama e seus desdobramentos. “A questão da saúde fomenta muita discussão. Quando se trata de Aids vários outros aspectos são inseridos no contexto. Esta mostra promete um rico debate”, afirma o presidente da ANPR, Antonio Carlos Bigonha.

Para enriquecer o debate, a ANPR convidará para a exibição na Unieuro, além de membros do Ministério Público, profissionais da saúde e da advocacia. A mostra também promete ser divertida: pipoca e sorteio de vade mecum farão parte da atração.

A iniciativa é fruto de parceria entre a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e a Conferência Nacional de Cultura (Cult), com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ANPR