Notícias

Promoção do Trabalho Decente é tema de curso presencial em Belém e Manaus

Atividade em Belém, nos dias 6 e 7 de novembro, e em Manaus, de 13 a 14 de novembro. Inscrições vão até 8 de outubro.
publicado: 20/09/2018 16h01 última modificação: 20/09/2018 16h01

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promove o curso presencial “Promoção do Trabalho Decente – Atuação do Ministério Público Guiada por Evidências e Orientada para Resultados”, em duas capitais: Belém e Manaus.

A atividade busca prover conhecimentos relevantes à tomada de decisões diante da necessidade de identificar horizontes de atuação macro, com o fomento de políticas públicas de trabalho decente, consideradas as realidades de cada município, circunscrição e região.

Em Belém, foram disponibilizadas 50 vagas para membros e servidores do MPT lotados em Belém (25 para membros e 20 para servidores) e 5 vagas para membros do MPT lotados fora de Belém e, preferencialmente, lotados na região norte, com custeio da ESMPU.

Já em Manaus, as vagas estão assim divididas: 50 vagas para membros e servidores do MPT lotados em Manaus (25 para membros e 20 para servidores) e 5 vagas para membros do MPT lotados fora de Manaus e, preferencialmente, lotados na região norte, com custeio da ESMPU.

Os candidatos podem se inscrever até às 12h do dia 8 de outubro, pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço https://escola.mpu.mp.br. A seleção é por sorteio eletrônico e não é permitida a participação de membros que estejam em período de férias ou de licença.

Com 16 horas de programação, o conteúdo do curso traz os seguintes assuntos: conceitos de gestão baseada em evidências, gestão orientada para resultados, data-driven law enforcement, gestão adaptativa, práticas inteligentes (smart practices); aplicabilidade à atuação do Ministério Público (investigações, projetos, programas e indução de políticas); tendências globais e inovações no contexto dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODSs); Ministério Público como "guardião dos dados"; transformando dados brutos em insumos para investigações e projetos de impacto social (uma nova forma de investigar, planejar e intervir sobre contextos complexos); novas formas de diálogo social; bases de conhecimento sobre temas relacionados ao mundo do trabalho e sua intersecção com a agenda de direitos humanos; novos horizontes para as requisições do Ministério Público; ferramentas digitais guiadas por dados para gestão de investigações (Parquet), planejamento (Estratégico), indução de políticas (Observatórios), monitoramento de compliance (E-Compliance), monitoramento de planos e monitoramento de beneficiários.

O curso tem como capacitador o procurador do Trabalho, Luis Fabiano de Assis, secretário de Pesquisa e Análise de Informações do Ministério Público do Trabalho e Coordenador do Smartlab e do DataHub do Trabalho Decente.

A ESMPU arcará com o pagamento de hospedagem, alimentação, traslado e passagens aéreas somente para os participantes lotados fora de Manaus e Belém. Para receber o certificado, o participante deve ter frequência mínima de 85% nas atividades. 

Acesse os editais para mais informações sobre as atividades.

Curso em Belém

Edital   
Roteiro do curso

Curso Manaus

Edital

Roteiro do curso

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300