Prorrogadas as inscrições para o seminário e oficinas sobre combate à falsificação de moeda

Os membros do MPF, da Magistratura Federal, do Banco Central e da Polícia Federal terão até às 12h da próxima sexta-feira (28) para se inscrever. As atividades acontecerão nos dias 10 e 11 de novembro e discutirão o panorama atual do crime de moeda falsa e técnicas de investigação aplicadas no Brasil e em diversos países.
publicado: 24/10/2011 14h32 última modificação: 31/03/2017 17h20

Foram prorrogadas até as 12h do dia 28 de outubro as inscrições para o Seminário Internacional “O combate ao crime de moeda falsa, perspectiva com o fortalecimento do real e novas técnicas de investigação” e para as três Oficinas “Elaboração de diretrizes no combate ao crime de moeda falsa”. As atividades serão promovidas pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) na cidade de São Paulo (SP), nos dias 10 e 11 de novembro.

O seminário internacional discutirá o combate ao crime de moeda falsa em todos os seus aspectos, da produção do dinheiro à responsabilidade penal sobre esse delito, além da identificação de novas técnicas de investigação. Estão disponíveis 55 vagas, sendo 25 para membros da Magistratura Federal, 15 para integrantes do Banco Central e 15 para a Polícia Federal.

A atividade também contará com a participação de membros do Ministério Público Federal (MPF) inscritos nas oficinas, que oferecem ao todo 45 vagas. Dessas, 15 vagas serão preenchidas por candidatos indicados pela 2ª Câmara de Coordenação e Revisão (2ª CCR) do MPF. Os demais inscritos serão selecionados por sorteio eletrônico. A ESMPU custeará a participação dos membros do MPF lotados fora da capital paulista.

Os interessados deverão inscrever-se pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”, clicando na opção de atividade: seminário, no caso de representantes da Magistratura Federal, do Banco Central e da Polícia Federal; ou em uma das três oficinas, no caso de membros do MPF. O resultado da seleção será divulgado no dia 28 de outubro, a partir das 15h.

Programação –
A programação contará com palestras sobre o panorama atual da falsificação de moeda e as técnicas de repressão aplicadas no Brasil, nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa. Após as apresentações, haverá espaço para debates e conclusões sobre cada tema discutido. À frente das atividades estarão representantes do Ministério Público, da Polícia Federal brasileira, do Serviço Secreto Americano, do Bank of Canada e do Banco Central do Brasil.

Durante os trabalhos, os participantes também conhecerão a experiência brasileira no combate ao crime de moeda falsa. No encerramento, as diretrizes para a repressão a esse tipo de delito serão discutidas em plenária coordenada pelo Grupo de Trabalho (GT) – Moeda Falsa, da 2ª CCR.

A carga horária total é de 16 horas-aula e os participantes com, no mínimo, 75% de frequência nas atividades receberão certificado emitido pela ESMPU. O seminário internacional e as oficinas serão promovidos na Procuradoria Regional da República da 3ª Região, localizada na Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2.020, em São Paulo (SP).

Outras informações podem ser obtidas com a Central de Atendimento ao Usuário da Escola, pelo e-mail cau@escola.mpu.mp.br.