Notícias

Prorrogadas inscrições para curso sobre execução financeira e orçamentária

Interessados podem se inscrever até dia 20 de junho. Treinamento é voltado aos servidores do MPU que atuem com execução financeira e orçamentária
publicado: 06/06/2018 12h15 última modificação: 06/06/2018 12h16
Ilustração

Ilustração

Foram prorrogadas as inscrições para o curso a distância “Execução financeira e orçamentária: reflexos na nova Contabilidade Pública”, que acontece de 11 de julho a 21 de agosto, no ambiente virtual de aprendizagem da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Agora os servidores do MPU que atuam com execução financeira e orçamentária podem se inscrever até às 12h do dia 20 de junho pelo linkInscrição e Resultados”, disponível no endereço https://escola.mpu.mp.br.

Entre os objetivos do treinamento está o de conhecer os impactos na execução orçamentária das aplicações da nova contabilidade aplicada ao setor público. Estão disponíveis 66 vagas para o MPF, 19 para o MPT, 12 para o MPDFT e 03 para o MPM. A seleção é realizada por sorteio eletrônico. Candidatos que estejam em período de férias ou de licença não podem participar da atividade.

Com 60 horas-aula, o curso apresenta, dentre outros assuntos, os seguintes tópicos: conceito, princípios e estrutura da administração pública; federalismo fiscal; políticas econômicas governamentais (alocativa, distributiva e estabilizadora); conceitos gerais de orçamento público (princípios, ciclo orçamentário - PPA, LDO e LOA); alterações na LOA;  créditos adicionais; contingenciamento; cronograma de desembolso; receita pública; despesa pública; execução orçamentária e financeira; nova contabilidade aplicada ao setor público (conceito, objetivo e alcance); plano de contas aplicado ao setor público; Lei de Responsabilidade Fiscal (LC n. 101/2000); estrutura e elaboração dos balanços orçamentário, financeiro e patrimonial; demonstração da variações patrimoniais; demonstração dos fluxos de caixa; Novo Regime Fiscal - Emenda Constitucional n. 95/2016; Ferramentas para adequação ao teto de gastos do serviço público. 

Para participar da atividade, o candidato deve ter disponibilidade mínima de seis horas semanais, facilidade de acesso a computadores e à rede banda larga e conhecimentos básicos de Internet. Aqueles que obtiverem frequência mínima de 85% receberão certificado. 

Veja o edital para mais informações sobre o curso. 

Edital   
Plano de aula

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300