Notícias

Prorrogadas inscrições para oficinas sobre perspectivas de gênero com procuradoras da República

Interessadas podem efetivar sua participação até esta sexta-feira (18/05)
publicado: 16/05/2018 11h00 última modificação: 16/05/2018 11h00
Ilustração

Ilustração

Foram prorrogadas, até a próxima sexta-feira (18/05), as inscrições para as Oficinas Nacionais - Perspectivas de gênero: a voz da mulher no Ministério Público Federal”, que acontece nos dias 15 e 16 de junho, em Brasília. Realizado pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o evento vai reunir subprocuradoras-gerais, procuradoras regionais e procuradoras da República do Ministério Público Federal (MPF) para debater desafios e perspectivas da carreira. A participação pode ser efetivada pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço https://escola.mpu.mp.br

As oficinas nacionais serão a primeira atividade do Projeto  “Perspectivas da Equidade de Gênero e da Não Discriminação Étnico-Racial”, em desenvolvimento pela ESMPU, e acontecem dentro da “I Conferência Nacional das Procuradoras da República”. Serão realizadas oficinas simultâneas com debates sobre seis eixos temáticos: 1) ingresso na carreira: recrutamento, seleção e capacitação; 2) condições de trabalho: saúde, segurança, bem-estar; 3) permanência na carreira: políticas institucionais, cursos, capacitações, treinamentos e boas práticas; 4) movimentação na carreira: critérios, dificuldades e políticas de equidade; 5) carreira e outras jornadas: gênero e família; e 6) empoderamento, lideranças e participação político-institucional: igualdade de gênero e políticas de equidade. 

As discussões terão como base os relatos que serão realizados pelas participantes e as teses a serem enviadas previamente por formulário eletrônico, acessado pelo link https://goo.gl/forms/r6YAL0gm4KBkHa113. Cada oficina discutirá um eixo temático e terá uma coordenadora e duas relatoras, que participarão de reunião preparatória antes do início da atividade. 

Vagas – Às candidatas lotadas no Distrito Federal que se inscreverem serão asseguradas vagas, sem necessidade de seleção. Para as participantes lotadas em outras localidades serão ofertadas 100 vagas, assim distribuídas: 17 para as procuradoras regionais da República (sendo quatro para PRR-2, oito para PRR-3, três para PRR-4 e duas para PRR-5) e 83 para procuradoras da República (sendo oito para a região Centro-Oeste, exceto as lotadas em Brasília; 18 para a região Nordeste; nove para a região Norte; 31 para a região Sudeste; e 17 para a Região Sul). É vedada a participação de candidatas em período de férias ou de licença. 

A ESMPU arcará com o pagamento de meia bolsa-capacitação e passagens aéreas para aquelas participantes lotadas fora de Brasília. A PGR arcará com a hospedagem no Hotel B (Setor Hoteleiro Norte, quadra 5, bloco J, lote L), onde serão realizadas as oficinas. 

Acesse o edital para mais informações sobre a atividade e a programação. 

Edital   
Programação

 Leia também: Oficinas com procuradoras da República vão debater desafios e perspectivas da carreira

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300