Notícias

Raquel Dodge define novos diretores da Escola Superior do Ministério Público da União

João Akira Omoto e Alberto Balazeiro serão, respectivamente, diretor-geral e diretor-geral adjunto da instituição. Posse será no dia 2 de fevereiro
publicado: 22/01/2018 17h19 última modificação: 22/01/2018 17h46
João Akira Omoto é procurador regional da República lotado na PRR da 3ª Região e será o novo diretor-geral da ESMPU (foto: Antonio Augusto/Secom/PGR)

João Akira Omoto é procurador regional da República lotado na PRR da 3ª Região e será o novo diretor-geral da ESMPU (foto: Antonio Augusto/Secom/PGR)

O procurador Regional da República João Akira Omoto será o próximo diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Ele foi convidado pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e deverá ficar à frente da instituição pelos próximos dois anos (2018/2019). A solenidade de transmissão de cargo do atual diretor-geral, Carlos Henrique Martins Lima, para João Akira acontece na próxima semana. A procuradora-geral também já definiu o diretor-geral adjunto. Será o procurador do Trabalho Alberto Bastos Balazeiro, lotado no Ministério Público do Trabalho na Bahia. 

A ESMPU atua na formação continuada, no aperfeiçoamento e na capacitação técnico-profissional de membros e servidores dos quatro ramos que integram o MPU: MPF, MPT, MPM e MPDFT. A instituição que possui autonomia administrativa, financeira e patrimonial oferece cursos presenciais e a distância ao quadro de pessoal do MPU. Desde o ano passado, a ESMPU possui credenciamento junto ao Ministério da Educação para oferecer cursos de pós-graduação latu sensu e atualmente oferece cursos nas áreas de Administração e Direito. 

Ao escolher os dois dirigentes da ESMPU, Raquel Dodge considerou a trajetória profissional dos indicados e a experiência administrativa de ambos. A procuradora-geral, que participará da solenidade de transmissão do cargo, adiantou aos gestores que uma das prioridades deverá ser a conclusão da nova sede da instituição. O edifício fica na Avenida L2 Sul, em Brasília, ao lado do prédio onde atualmente funciona a Escola e a Procuradoria da República no Distrito Federal. 

Sobre os indicados - João Akira Omoto é procurador regional da República lotado na PRR da 3ª Região. É membro da Câmara de Coordenação e Revisão que trata da temática indígena e comunidades tradicionais (6ª CCR). Além disso, é o atual procurador federal adjunto dos Diretos do Cidadão. Alberto Bastos Balazeiro, indicado para o cargo de diretor-geral adjunto da ESMPU, é procurador do Trabalho desde 2008. Foi procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia nos biênios 2013/2015 e 2015/2017. 

Fonte: SecomPGR

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300