Recife sedia IV Colóquio Internacional de Pragmatismo Jurídico e Teoria do Direito

Evento acontece de 26 a 28 de junho e conta com a presença de professores de universidades americanas, britânicas e brasileiras para debater o tema “Barreiras Institucionais ao Desenvolvimento: Corrupção”. Inscrições gratuitas até 20 de maio
publicado: 26/04/2019 19h19 última modificação: 29/04/2019 18h50

De 26 a 28 de junho, Recife (PE) sediará o “IV Colóquio Internacional de Pragmatismo Jurídico e Teoria do Direito - Tema: Barreiras Institucionais ao Desenvolvimento: CORRUPÇÃO”. Promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o encontro debaterá o problema da corrupção a partir do método pragmático, com foco na análise das consequências, com a presença de renomados professores e pesquisadores nacionais e internacionais.

O Colóquio é direcionado aos profissionais e pesquisadores da área jurídica, estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, sobretudo Direito.

Programação – O evento terá início no dia 26 de junho, às 13h30, no prédio histórico da Faculdade de Direito do Recife da UFPE, com a apresentação dos trabalhos aprovados para os grupos temáticos simultâneos. O debate nos grupos de trabalhos temáticos é aberto para qualquer interessado. Posteriormente, às 18h30, no Salão Nobre da Faculdade de Direito, haverá o lançamento dos livros "Reflexões sobre o Pragmatismo Jurídico: escritos do professor George Browne" e "Pragmatismo, Teoria do conhecimento e Filosofia do Direito", de autoria de Frederic Kellogg, professor da George Washington University (EUA) e da Fellow MacCormick da Edinburgh University (Reino Unido), e ex-procurador da República nos EUA. Em seguida, haverá a palestra magna do professor Joaquim Falcão da FGV-RJ.

Nos dias 27 e 28 de junho, a partir das 9h, no auditório da Procuradoria da República em Pernambuco (PR/PE), as discussões serão conduzidas por palestrantes de universidades estrangeiras, entre eles Brian Butler (professor de filosofia da North Caroline University - USA) e Anthony W. Pereira (professor and director of the Brazil Institute at King’s College London).

Também participarão do evento como palestrantes, o doutor em Educação pela University of Génève e professor pesquisador da FGV Direito Rio, Joaquim Falcão, e o doutor em Direito pela Berkeley University of California e professor da FGV, Bruno Meyerhof Salama.

Confira a programação completa.

Inscrições – As inscrições são gratuitas e vão até às 12h do dia 20 de maio. Inscreva-se.

Para se inscrever é necessário fazer o cadastro no site da escola.mpu.mp.br ou efetuar login, no caso de já possuir cadastro.

Os certificados de participação estão disponíveis para impressão no site da escola.mpu.mp.br, na opção “Certificados”, 45 dias após o evento.

Serviço

Data:  26 a 28 de junho
Inscrição: até 12h do dia 20 de maio
Local