Notícias

Recortes de 2018: Vídeo mostra breve retrospectiva das atividades da ESMPU neste ano

Apresentação destaca maior interação da instituição com a sociedade
publicado: 18/12/2018 13h09 última modificação: 18/12/2018 13h29
Ilustração

Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) divulgou, nesta terça-feira (17/12), o vídeo “Recortes de 2018”, com uma breve retrospectiva das atividades acadêmicas realizadas pela instituição ao longo deste ano. O destaque ficou para o processo de aproximação da Escola com a sociedade, buscando uma maior interação por meio de suas atividades de extensão (mesas-redondas, palestras, seminários, simpósios e oficinas). Clique para assistir.  

Ao longo deste ano, foram realizadas 91 atividades de extensão (frente a cinco em 2017) em Brasília e em mais sete cidades (Belém, São Paulo, Manaus, Recife, Boa Vista, Salvador e Rio de Janeiro), tratando de temas como direitos humanos, mulheres e o direito à água,  direitos indígenas,  reforma trabalhista, refugiados e migrantes, gênero e étnico-racial, lavagem de dinheiro, terceirização,  meio ambiente e direitos socioambientais, fake News, racismo e intolerância religiosa, acessibilidade, direitos sociais e proteção da criança e do adolescente. 

Dentro das atividades realizadas, ressalta-se o projeto “30 anos da Constituição Cidadã e 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, que promoveu sete encontros para debater a nova realidade brasileira, as demandas sociais latentes e o papel do Estado diante dos desafios impostos. Para saber mais, acesse o hotsite escola.mpu.mp.br/h/constituicao-cidada

Outro destaque, oriundo do anterior, foi o projeto “Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil”, desenvolvido com o objetivo de fomentar a discussão em torno da necessidade de se estabelecer políticas locais de acolhimento, abrigamento e integração para refugiados e migrantes nas cidades envolvidas no processo de interiorização. Em parceria com órgãos públicos, sociedade civil organizada e entidades do sistema ONU, já foram realizados eventos em Belém (PA), Manaus (AM), São Paulo (SP) e Boa Vista (RR). A previsão é de que aconteçam mais dez edições em 2019. Para saber mais, acesse o hotsite https://escola.mpu.mp.br/h/rede

Números 2018 – No total, a ESMPU realizou cerca de 246 atividades acadêmicas neste ano (frente a 181 em 2017, 35% a mais), com aproximadamente 11.258 participações entre membros e servidores do MPU e público externo (aumento de 67% em relação ao ano passado, que contou com 7215 participações). 

Além das 91 atividades de extensão, houve 145 cursos de aperfeiçoamento (89 presenciais, 56 a distância), seis ofertas de especializações, duas de mestrado, uma de doutorado e um Curso de Ingresso e Vitaliciamento.  Clique aqui e confira os números. 

Nova sede – Em 2018 também houve a retomada da construção da nova sede da ESMPU. Após processo licitatório e assinatura do contrato com a empresa vencedora do certame, a Engemil, os trabalhos foram reiniciados em 19 de novembro. 

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300