Notícias

Redação Oficial é tema de treinamento a distância para servidores do MPU

Atividade pretende auxiliar no desenvolvimento de habilidades para redigir atos oficiais de maneira clara, objetiva, direta, e em consonância com as normas e manuais de redação oficial
publicado: 22/02/2018 13h35 última modificação: 22/02/2018 13h35
Ilustração

Ilustração

Estão abertas as inscrições para o curso a distância “Redação Oficial”, voltado para servidores do MPU. Os interessados podem se inscrever até às 12h do dia 7 de março pelo linkInscrição e Resultados”, no endereço https://escola.mpu.mp.br.  

A atividade pretende auxiliar no desenvolvimento de habilidades para redigir atos oficiais de maneira clara, objetiva, direta, e em consonância com as normas e manuais de redação oficial. Treinamento acontece entre 11 de abril a 23 de maio, no ambiente virtual de aprendizagem da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).  

Estão sendo oferecidas 66 vagas para o MPF, 19 para o MPT, 12 para o MPDFT e três para o MPM. A seleção será por sorteio eletrônico. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença. 

Com 60 horas-aula, o plano de aula prevê a abordagem dos seguintes temas, dentre outros: histórico normativo da redação oficial no Brasil e o Manual de Redação Oficial; princípios da clareza, concisão, impessoalidade; inconsistências entre o português e a linguagem do direito; pronomes de tratamento; elementos normativos; horas, siglas, abreviaturas e símbolos; citação e referência; maiúsculas e minúsculas, numerais, itálico e negrito e numeração em seções; anexos, tabelas, gráficos e quadros; pontuação; expressões e vocabulários; ata, atestado e certidão; comunicado, declaração e despacho; exposição de motivos, informação e instrução normativa; memorando, mensagem e mensagem eletrônica (e-mail); ofício, ordem de serviço e portaria; e relatório, requerimento e resolução.  

Os participantes devem ter disponibilidade mínima de seis horas semanais, facilidade de acesso a computadores e à rede banda larga e conhecimentos básicos de Internet. Para receber o certificado é necessário ter 85% de frequência.  

Acesse outras informações sobre o curso pelo edital. 

Edital   
Plano de aula

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300